Tribuna Popular destaca a importância da educação antirracista em Imperatriz

.

A Tribuna Popular desta terça-feira (14), recebeu representantes de movimentos sociais da consciência negra, Profª. Eró Cunha da Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz - CEIRI, que versou sobre as ações da entidade voltadas para a promoção da educação antirracista na cidade, com participação da Profª Izaura Silva, do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, do defensor público Adriano de Oliveira, do ex-vereador Mariano Dias e da gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Orleane Santana.

A professora Eró Cunha explicou que: “Nós estamos aqui hoje para discutir essa nossa relação de pertencimento, pra gente lutar pelos nossos espaços de fala, lutar pelos espaços dentro da constituição federal que é nosso por direito. Não somos iguais, mas estamos buscando nessa casa um espaço para reivindicar nossos direitos”.

Estiveram presentes também os alunos do ensino médio do Centro de Ensino Governador Archer, gestores, professores e instituições sociais.  Com a crescente conscientização sobre a necessidade de combater o racismo estrutural, a atuação da CEIRI tem sido fundamental na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

“Nós não podemos mais continuar com uma leitura histórica e cultural, a partir da visão daquele que venceu pela força. Nós falamos em igualdade, fraternidade, em direitos humanos, em respeito a propriedade, mas nós não podemos esquecer, isso se deu sempre sob uma ótica daquele que domina”, disse Dr. Adriano, defensor público.

A CEIRI tem como objetivo principal ampliar e fortalecer a presença da temática da igualdade racial nos currículos escolares, a fim de desconstruir estereótipos, promover a valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e garantir a inserção de conteúdos que reflitam a pluralidade étnica existente no país.

O ex-vereador da Câmara e participante do Movimento Negro de Imperatriz, Sr. Mariano Dias, ressaltou que: “em 2001, chegou uma sugestão de um projeto de lei para que apresentássemos a essa casa e tornar o dia 20 de novembro o ‘Dia da Consciência Negra em Imperatriz’. No ano seguinte, nós fizemos um movimento junto aos professores, estudantes e pesquisadores para tornar essa lei visível na cidade, nos bairros, nas escolas, universidades, nas empresas. Também fundamos o Centro de Cultura Negra Negro Cosme”.

Além disso, o trabalho da entidade também envolve a realização de atividades extracurriculares, como palestras, seminários e oficinas, voltadas para o público em geral, que visam fomentar o debate e a conscientização sobre a importância da educação antirracista para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

“O racismo estrutural é ainda um dos nossos piores problemas, de desigualdade social, a falta de respeito, a perseguição e a violência contra o negro. Portanto, as nossas bandeiras de luta continuam as mesmas de lá do começo e mais enriquecida. O combate ao racismo estrutural, luta contra o preconceito de qualquer ordem, não só contra o negro, mas contra qualquer pessoa e luta por políticas públicas, principalmente para os negros e os índios que são os principais prejudicados na nossa sociedade”, explicou Izaura Silva.

Os vereadores reafirmaram que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar a realidade e combater o racismo, e é através dela que podemos construir uma sociedade mais igualitária e justa para todos. Parabenizaram a atuação da CEIRI como um exemplo a ser seguido, servindo de referência para outras cidades que buscam implementar práticas educacionais voltadas para a igualdade racial.
  • 14/11/2023
  • Ana Karla