Tribuna Popular com professores do IFMA sobre o Projeto Cinema Insurgente

.

A Câmara Municipal iniciou a sessão desta terça-feira (19), com as boas vindas do presidente, vereador Alberto Sousa (PDT), aos estudantes e professores do Instituto Federal do Maranhão- IFMA. Com o uso da Tribuna Popular, as professoras Marinalda Pereira de Sousa, Thalita Costa Sousa e o diretor Prof. Lauro Santos que compartilharam os objetivos, metodologias e resultados a serem alcançados pelo o projeto “Cinema Insurgente”. Estavam presentes os bolsistas Kaio Kennedy do Nascimento Ferreira, Veronica Alencar Souza e Samuel Ribeiro Pedra Branca, também acompanhados da Prof.ª. Denise Lima (diretora de desenvolvimento IFMA).

É um projeto de extensão que visa promover o debate sobre as relações étnico-raciais através da exibição de filmes em escolas da educação básica de Imperatriz-MA. O projeto visa promover a educação e a cultura por meio da exibição de filmes e documentários relevantes para o desenvolvimento intelectual e crítico dos estudantes. Através dessa iniciativa, busca-se estimular o debate, a reflexão e a integração entre os alunos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.

O projeto visa combater parte da realidade de desigualdade e racismo existente na cidade, através da exibição de filmes como forma de promover o debate sobre as relações étnico-raciais. O projeto objetiva expor documentários, filmes nacionais e internacionais que retratam a história de ídolos negros, dos direitos civis, da exclusão de negros em diferentes partes do mundo, histórias de reinos africanos, trajetórias de musicistas negros, bem como toda e qualquer outra temática oportuna que possa ser debatida.

Os vereadores também enfatizaram que o projeto proporcionará aos estudantes a chance de conhecerem e refletirem sobre questões sociais importantes, como justiça, igualdade, direitos humanos e responsabilidade cidadã. Essa educação ética e moral é fundamental para que os jovens se tornem indivíduos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

• 19/09/2023
  • Ana Karla