Tribuna debate Dia da Conscientização sobre o Autismo no Brasil

O encontro destacou as necessidades e desafios enfrentados por famílias de pessoas autistas

Na manhã desta quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Imperatriz realizou uma tribuna popular em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo no Brasil. O objetivo foi promover um espaço de inclusão e destacar os desafios e avanços relacionados às crianças e jovens autistas.

A fonoaudióloga Dra. Schela Belchior utilizou a tribuna para compartilhar sua atuação no município, onde há cerca de 30 anos trabalha com um propósito evangelístico em prol da comunidade autista. Ela foi fundadora da primeira escola para pessoas com deficiência em Imperatriz, o Centro de Reabilitação Educacional e Reintegração (CRER). À época, não havia serviços públicos locais voltados para esse público, e sua iniciativa contribuiu para o desenvolvimento de diversos serviços na cidade ao longo do tempo.

“Nesses 30 anos de jornada, temos nos dedicado e estudado cada vez mais, pois os dados estatísticos são preocupantes. Há cerca de 70 milhões de autistas no mundo e 2 milhões no Brasil, números que serão atualizados este ano, pois esses dados são de dois anos atrás”, afirmou a fonoaudióloga.

Ela também destacou a crescente incidência de casos, apontando que, há cerca de 20 anos, para cada 150 crianças nascidas, havia um diagnóstico de autismo. Atualmente, essa proporção caiu para 1 a cada 36. A especialista alertou que a comunidade médica tem demonstrado preocupação, pois, nos próximos 20 anos, essa taxa pode chegar a 1 para cada 1. Entre os fatores de risco, além da genética, estão aspectos biológicos, como idade avançada dos pais (acima de 35 anos), exposição a produtos químicos e outros fatores biológicos.

A presidente da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz (AFAGAi), Ester Cristina, abordou as dificuldades enfrentadas pelas famílias, especialmente em relação à garantia dos direitos conquistados, como a presença de cuidadoras e a oferta de aulas adaptadas às necessidades das crianças com autismo nas escolas.

No mesmo sentido, Josiel Henrique, pai de uma criança atípica, relatou os desafios enfrentados pelas famílias na luta por respeito e inclusão na sociedade. “Estamos aqui para reforçar a verdadeira inclusão das pessoas com autismo. Precisamos reivindicar e mostrar à sociedade a importância dessa causa”, afirmou.

Os parlamentares presentes destacaram os esforços para a implementação de políticas públicas e ações que promovam a inclusão e a dignidade das pessoas autistas. Ao final, Dra. Schela agradeceu aos vereadores e demais participantes pela oportunidade de dar visibilidade à causa e parabenizou as famílias e amigos que lutam diariamente pelos direitos das pessoas com autismo.


  • 02/04/2025
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos

Galeria de Fotos