Realizada Audiência Pública para prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2024 pela Secretaria de Saúde de Imperatriz

.

A Câmara Municipal, recebeu na manhã desta quarta-feira (29) no Plenário Leo Franklin para a Audiência Pública, a secretária de saúde do município de Imperatriz, Doralina Marques de Almeida, apresentação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do Fundo Municipal da Saúde, referente ao 1º Quadrimestre de 2004.

A Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara conduziu a Audiência, presidida pelo vereador João Silva (Agir) e demais membros, o 1º vice Rubinho Lima (PMN), 2º vice Flamarion Amaral (PV), 1º secretário Paulinho Lobão (Podemos), 2º secretário Jhony Pan (PSD), Ricardo Seidel (PSD) e Antônio Pimentel.  Participaram também os vereadores Lindaura Cardoso (PMN), Berson do Posto (PP), Renê Sousa (Avante), Bebé Taxista (PP), Adhemar Freitas Jr. e Alex Silva (PL).

Durante a apresentação, a secretária de saúde abordou os principais números e ações desenvolvidas pela pasta no período, destacando os investimentos realizados e os desafios enfrentados para garantir a qualidade e eficiência dos serviços de saúde prestados à população.

“Através dos dados apresentados, o esforço e a dedicação que a secretária Doralina tem com a Saúde de Imperatriz, assim como os diretores dos hospitais e da Atenção Básica. Sempre que convidamos a secretária vem e isso também demonstra a transparência que ela tem com a gestão da saúde”, parabenizou João Silva, presidente da Comissão.

De acordo com o relatório apresentado, no 1º Quadrimestre de 2004, foram investidos 5.969 procedimentos cirúrgicos e 1.583 procedimentos diagnósticos. Na atenção ambulatorial especializada, foram 458.316 procedimentos clínicos, 285.975 diagnósticos, 13.299 cirúrgicos e 26.443 ações complementares em saúde. Em Saúde Hospitalar, foram 1.312 procedimentos cirúrgicos e 1.003 procedimentos clínicos. Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), foram 18 atendimentos de Motolância, 519 atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (USA) e 2.632 atendimentos da Unidade de Suporte Básico (USB).

Além disso, a secretária de saúde ressaltou a importância das medidas adotadas para otimizar a gestão dos recursos e melhorar o atendimento à população, como a reorganização da rede de atendimento, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a implantação de novos programas e ações de prevenção e promoção da saúde.

Durante a apresentação, os vereadores presentes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e sugestões para aprimorar as políticas e ações de saúde no município, demonstrando o interesse dos parlamentares em acompanhar de perto a gestão da saúde municipal e garantir a transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

• 29/05/2024
  • Fábio Barbosa