Câmara debate financiamento do ensino superior pelo Banco do Nordeste

Audiência pública na Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Imperatriz na manhã desta quarta-feira (24) debateu a operacionalização do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o chamado Fies II, destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
O financiamento já está sendo oferecido pelo banco na região Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, tendo como público-alvo o candidato que possua renda familiar de até 5 salários mínimos, tenha participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Segundo o gerente de Negócios/Pessoa Física da agência do BNB de Imperatriz, Layones Silva Feitosa, o Banco do Nordeste financia 100% do valor da mensalidade. Ele disse que o programa está em fase de operacionalização e que os primeiros contratos serão assinados a partir de próxima semana.

"A ideia é expandir esse financiamento a partir do próximo semestre", confirmou, acrescentando que o banco ainda não dispõe de uma projeção do tamanho do público-alvo a ser atingido na regional de Imperatriz.
Layones Feitosa explicou que o prazo de financiamento é de até 3 vezes o prazo regular do curso. "Vamos supor um curso de quatro anos, nesse caso o prazo para pagar o financiamento é de 12 anos", acrescentou.
Durante o período do curso, o aluno tem que pagar 35% do financiamento, mais juros de 6.2% ao ano.
"Após o término do curso, o aluno deve pagar o saldo devedor (do financiamento), dividido no prazo restante", esclareceu.
Layones Feitosa disse ainda que o financiamento é subsidiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FND), "Para este semestre, a linha de financiamento (do banco) para essa modalidade do Fies é de R$ 700 milhões", informou.

Participações

A audiência pública foi presidida pela Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal e teve participações de diretores da agência do Banco do Nordeste de Imperatriz, do presidente da Associação Comercial e Industrial (ACII), Guilherme Maia, do diretor para Assuntos de Microempresa, Marcone Marques, professores, estudantes e líderes comunitários.

• 24/10/2018
  • divulgação