Morre Chico da Banca

Com imensa tristeza recebemos na manhã deste domingo, 28 de junho, a informação do falecimento de Francisco Melo Filho, mais conhecido por toda Imperatriz como CHICO DA BANCA, ou CHICO GENTILEZA aos 54 anos na UTI do Socorrão, em decorrência de complicações de um acidente.

Imperatrizense, Chico trabalhava na Banca de Revistas da Praça de Fátima, era jornaleiro desde sua adolescência e certamente o mais famoso de Imperatriz. Foram 39 anos vendendo cultura, entretimento e informação para várias gerações. Era uma espécie de agregador de pessoas do meio político, cultural e de vários outros seguimentos. Fazia parte da identidade da cidade e do seu folclore. Imperatriz perde uma figura popular tradicional que juntava amigos e transformava o espaço da Praça de Fátima nas proximidades de sua Banca numa confraria, ponto de encontro de debates inesquecíveis da política local, nacional, que se tornou conhecido em todo o Brasil, onde as conversas eram animadas, por vezes acaloradas, mas que sempre terminavam em abraços, sorrisos, amizade e resenhas.

O cotidiano de Imperatriz passava pela Banca, onde a sociedade e o cotidiano eram abordados de forma simples com a mediação do Chico Gentileza, que tinha também esse apelido carinhoso pela sua forma dura, mas sincera de tratar as coisas. Era Flamenguista e torcedor fanático do Cavalo de Aço, não faltava um jogo.

Era também comendador do município, através de honraria concedida pela Câmara Municipal, denominada Medalha Barão de Coroatá, onde através dela são agraciadas pessoas que contribuíram com a valorização do Legislativo e aprimoramento das instituições de Imperatriz.

Lutou vários dias contra sequelas de um acidente de moto ocorrido no último dia 10 de junho, na Avenida Frei Manoel Procópio, onde teve fraturas e traumas na cabeça. Passou por cirurgias, mas devido a hipertensão, diabetes e problemas no coração seu quadro piorou e na manhã de domingo não resistiu.

Seu funeral aconteceu de forma diferente. Desde a noite do domingo seu corpo foi velado em frente à banca, na avenida Getúlio Vargas fechada, ao lado da Praça de Fátima, rodeado pelos amigos que o acompanharam em toda essa trajetória, e que se estiveram em todas as horas alegres, também marcaram presença nessa última homenagem, no último encontro. Na manhã desta segunda, 29, dia de São Pedro, aconteceu seu enterro, que foi digno de um estadista, com batedores da Polícia Militar, Setran e trasladado pelo corpo de Bombeiros até o Cemitério Bom Jesus.

“Perdi um grande amigo. Nossos domingos, nossa tradicional confraternização de fim de ano, nossas conversas sobre a cidade e a política, nada será como antes. A falta dele nos domingos deixará saudades eternas e o destino decidiu nos tirar ele justamente em um domingo. Deus o receba de brações abertos. Imperatriz está de luto!”, declarou o presidente da Câmara Municipal, José Carlos”.

O poder Legislativo consternado profundamente com sua morte, se solidariza com a esposa, filhos e pede o conforto necessário aos familiares e amigos, lamentando mais esta enorme perda para a cidade de Imperatriz.

Descanse em Paz Chico da Banca, o Chico Gentileza!

• 30/06/2020
  • Jornando Timóteo