Adhemar Freitas Jr pede urgência na aquisição de material didático específico para a Escola Bilíngue de Imperatriz

Uma importante reivindicação foi apresentada nesta quinta (05), na forma da indicação Nº 38/2020, de autoria do vereador Adhemar Freitas Junior (PSC), ao prefeito Assis Ramos e ao secretário municipal de Educação, José Antônio Pereira, da aquisição de livros didáticos para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano para a Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho (Escola Bilingue).

Adhemar disse que tendo contato com professores da Escola Bilingue de Imperatriz percebeu uma necessidade urgente de que o município adquira material didático especifico e que esse material precisa ter como primeira língua a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pois esses alunos precisam primeiro aprender a linguagem de sinais para somente depois terem contato com o português, lido e escrito. Se mostrou surpreso, já que desconhecia essa realidade e os profissionais de educação lhe mostraram a situação e a grande necessidade do município adquirir esse material especifico, que vem pelo governo federal e para a prefeitura são valores quase irrisórios.

“São cerca de 80 alunos que precisam desse material especifico de uso continuo para auxiliar eles próprios e os professores, que fazem um trabalho fantástico com os surdos. A primeira escola bilingue do Maranhão, que tem a LIBRAS como primeira língua. Há a necessidade que a população e o parlamento possam conhecer cada vez mais sobre esse seguimento e que o incentivo que já é dado possa aumentar com a aquisição desse material que é de suma importância”, afirmou.

O parlamentar disse estar maravilhado com a ajuda e os esforços dos professores para que esses alunos especiais aprendam, saiam capacitados e possam ter qualquer profissão que a vida lhes mostrar e que alguns profissionais de educação adquirem material por conta própria, tirando do próprio bolso, para poderem auxiliar os estudantes surdos.

A sensibilidade e o envolvimento com educação fazem com que o vereador tenha esse entendimento e por vir de uma família de professores tem essa visão, dada a importância, principalmente para os bilíngues. Adhemar se diz surpreso por ter visitado a escola e descobrir que os professoras não possuem material especifico, pois é totalmente sem sentido termos uma escola especial na cidade, voltada para os surdos, com professores qualificados, mas que não tem material para trabalhar.

Adhemar faz o apelo ao poder público, para que a gestão faça esse gesto com os professores e que a secretaria de educação venha a adquirir esse material didático especializado de forma urgente e que sem dúvida vai fazer uma diferença enorme no ensino e aprendizagem daqueles alunos.

Vários vereadores subscreveram a matéria, pois esses materiais e livros são ferramentas instrutivas de grande importância no aprendizado. Quando se fala em educação bilingue, naturalmente só se trabalha com os meios certos e lamentaram que o município precise de indicação para obter os livros e esses materiais.

• 08/03/2020
  • Fábio Barbosa