Fábio Hernandez denuncia desserviço da empresa Equatorial Energia à comunidade imperatrizense

De acordo com o vereador, a empresa vem aplicando multas exorbitantes, indevidas e sem critérios aos consumidores de Imperatriz

Em sessão na Câmara Municipal na última quinta (16), o vereador Fábio Hernandez (PSC), que também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e de Gênero, levou até a tribuna a reclamação de dezenas de consumidores à antiga Cemar, atual Equatorial, que segundo ele vem prestando um desserviço a cidade, realizando cortes até antes do prazo, aplicando multas nas casas sem nenhum procedimento adequado e sem  a formalização do contraditório da ampla defesa.

Simplesmente imputam multas de vinte, trinta, cinquenta, cem mil reais nas residências alegando a suposta utilização de “gatos” nas redes, mas sem uma inspeção adequada, não dão oportunidade dos consumidores se defenderem, apenas lançam a multa e fazem o corte nas residências. Estão também usando uma nova resolução da ANEEL, suspendendo a energia com apenas um talão vencido, sendo que geralmente as pessoas recebem no quinto dia útil, não tem como pagar a tempo, suspendem e ainda cobram uma taxa de religação caríssima para o trabalhador.

Com as taxas de energia e os encargos tributários no Maranhão, até mesmo para as pessoas que tem direito a tarifa social estão pagando um absurdo os valores cobrados pela companhia energética.

“Peço que a mesa diretora que encaminhe um documento à Equatorial, para que esta reveja sua forma de trabalhar e passe isso também para seus prepostos, aqueles que cortam energia. Que mostrem educação com os consumidores, mudem a forma de abordagem, pois chegam na casa das pessoas e não tratam com a humanidade necessária. Estão mexendo com gente, com seres humanos, batalhadores. Fica aqui o meu protesto, pois só nesse período de recesso branco, foram mais de 100 reclamações que chegaram para mim, eu como presidente da Comissão do Consumidor faço essa postulação”, disse.

O vereador pediu que também seja encaminhada sua solicitação até a bancada maranhense da região na assembleia legislativa, para que tratem sobre esse assunto e busquem uma forma de mudar essa realidade.

• 21/01/2020
  • Fábio Barbosa