Professores solicitam criação de comissão para diálogo junto ao executivo municipal

Os profissionais que estão em greve, pediram apoio dos vereadores em sessão plenária

Imperatriz - Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI) e demais professores municipais que estão em greve lotaram as dependências do auditório da Câmara Municipal. Durante a sessão desta terça-feira (6) foi lida na tribuna pelo vereador Raimundo Roma (PSL), correspondência enviada à casa, solicitando a organização de uma comissão formada por vereadores, sindicato e ministério público.

A comissão ficaria encarregada de fazer uma análise das folhas de pagamento dos professores do município e a verificação das possibilidades de repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para o ano de 2014 já que o motivo do não pagamento do mesmo é a insuficiência de recursos. 

Greve - Cerca de 70% dos professores estão em greve desde o último dia cinco, conforme informações do sindicato da categoria. No documento enviado à câmara municipal estão registradas informações sobre os índices e valores dos recursos recebidos pelo município e repassados para a categoria provenientes do Fundeb. Segundo o sindicato os repasses não estão de acordo com o que está previsto na Constituição Brasileira e Ministério da Educação.

Os vereadores concordaram e apoiaram a necessidade da comissão, para que se tenha diálogo entre os servidores da educação e o executivo municipal. Neste sentido o vereador líder do governo José Carlos Barros (PTB), se comprometeu a marcar com o prefeito Sebastião Madeira a reunião para discussão, assim que a comissão for formada.  

Audiência pública - Presentes também em plenário, representantes dos trabalhadores da antiga empresa Limp Fort, que detinha a concessão da limpeza urbana de Imperatriz. Os trabalhadores solicitaram o agendamento de uma audiência pública através do vereador Weudson Feitosa (PT do B) para que sejam explicados os motivos do não recebimento dos seus salários, já que o dinheiro se encontra bloqueado na justiça. Eles solicitaram ainda apoio dos vereadores junto ao órgão, para que haja celeridade no processo. O vereador Marco Aurélio Azevedo (PC do B) reforçou o pedido de apoio à mesa diretora da casa, para juntos somarem forças em benefício dos trabalhadores. 

  • 06/05/2014
  • Fábio Barbosa/Assimp
  • Mari Marconccine