Membros da Academia Imperatrizense de Letras são homenageados na Câmara Municipal

.

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou uma merecida homenagem na manhã desta terça-feira (28), conferindo a Medalha de Barão de Coroatá aos membros da Academia Imperatrizenses de Letras e servidores da casa, Sr. Ribamar Silva e Tasso Assunção, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados em prol da cultura e educação de nosso município e região. A Mesa Diretora, liderada pelo vereador Alberto Sousa (PDT), conduziu a cerimônia, que foi indicada pelo vereador João Silva (Agir).


JOSÉ RIBAMAR SILVA DE SOUSA, nascido em 8 de setembro de 1956 no povoado Jenipapo, Presidente Dutra, Maranhão, é pedagogo e escritor. Membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), possui mais de vinte obras publicadas, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) e do Conselho Municipal de Cultura de Imperatriz.

Durante grande parte de sua vida, José Ribamar tem contribuído para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de instituições sociais em Imperatriz, além de participar ativamente da vida política da cidade. Ele já ocupou diversos cargos públicos nas esferas municipal e estadual, e atualmente colabora com a elaboração das atas das sessões da Câmara Municipal de Imperatriz, além de integrar a equipe responsável por pesquisas sobre a memória do Parlamento imperatrizense. 

Com a presença de membros ilustres da Academia João-lisboense de Letras (AJL), fundada em 27 de abril de 2017 na cidade de João Lisboa–MA, também homenagearam Ribamar Silva pela promoção da literatura e da cultura na região de João Lisboa.

 

TASSO ASSUNÇÃO, escritor imperatrizense e membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, ocupa a cadeira no  14, patroneado por Odolfo Ayres de Medeiros. Tem se destacado como um dos mais relevantes poetas da região. Sua capacidade de transmitir pensamentos de forma concisa e poética o torna único, sendo considerado um filósofo por intuição e estudo. Com obras como "Páginas de silêncio", "Êxtase" e "Contos do aprendizado", Tasso tem contribuído significativamente para o cenário literário local.

Além de sua atuação na literatura, Tasso também possui experiência no jornalismo e já ocupou cargos comissionados em Açailândia e Imperatriz. Sua dedicação às letras foi reconhecida pela Academia Maranhense de Letras, que lhe concedeu a Medalha Mérito Literário Graça Aranha em 2022, uma honraria de grande prestígio no Estado do Maranhão.

Atualmente, Tasso Assunção exerce o papel de relator nas sessões ordinárias do Poder Legislativo imperatrizense (desde 2012), contribuindo para a promoção da cultura e da arte na região. Sua trajetória como escritor e filósofo tem sido marcada por sua capacidade de expressão e sua atuação ativa no meio literário local.

Como empreendedor individual, exerce a atividade de consultoria a acadêmicos, escritores, jornalistas, entidades e empresas, na revisão e normalização de projetos, monografias, relatórios, teses, livros, jornais e na elaboração de documentos e textos em geral.

 

 

DISCURSO DE AGRADECIMENTO DE RIBAMAR SILVA

Senhor Presidente, Senhor Vereador João Francisco Silva, Senhoras e Senhores Vereadores:  Cumprimentos aos familiares e amigos presentes...


Estamos acostumados à definição de que o ser humano se distingue dos demais animais por se caracterizar como um ser racional. Então, depreende-se que a racionalidade seja a principal característica distintiva do ser humano. No entanto, minha já longa experiência de vida tem demonstrado que o ser humano, antes de qualquer coisa que possa ser, constitui-se, essencialmente, como um ser emocional. Diante disso, declaro: este é para mim, que sou um velho pescador de sonhos, um momento demasiadamente importante que não deve ser marcado meramente pela racionalidade cerebral, mas pelas razões ditadas pelo coração. Confesso diante da grandeza deste Parlamento, ser eu, acima de tudo, um animal emocional.


Por proposição do vereador João Francisco Silva corporificada no Decreto Legislativo no 02/2024, com quem tenho convivido por mais de quarenta anos e pela generosidade dos demais vereadores, recebo com carinho agradecido, a Medalha do Mérito Legislativo, Manoel Gomes da Silva Belfort - Barão de Coroatá.



Manoel Gomes da Silva Belfort, foi quem, enquanto presidente da Assembleia Provincial do Maranhão, promulgou a Lei no 398, de 27 de agosto de 1856, dando autonomia ao Município de Imperatriz”. Na verdade, a referida Lei criou o Município, a Vila Nova da Imperatriz, e, em decorrência, a Câmara Municipal dessa Vila, como demonstra o Instituto Imperatriz (2003, p. 127):



Cento e quarenta e quatro anos após a assinatura da lei que criava a Vila Nova de Imperatriz, o Barão de Coroatá teve seu gesto reconhecido pela cidade. O ato de Manoel Gomes da Silva Belfort saiu das raras e repetidas menções dos livros de história para, literalmente, em forma de medalha, chegar ao coração das pessoas – ou, pelo menos, de algumas pessoas, “que tenham contribuído para o aprimoramento das instituições municipais e para a valorização do Poder Legislativo.


Pois bem, a partir de agora sou uma dessas pessoas que têm o privilégio e o orgulho de exibir sobre o peito e conduzir dentro do coração a mais bela das Comendas outorgadas pela Câmara Municipal de Imperatriz, especialmente por sua significação histórica incomparável.


Este é um dos mais importantes momentos da vida de um menino que nasceu em berço de pobreza e que jamais conseguiu acumular qualquer bem material, especialmente porque aprendeu desde muito cedo, que não se é dono de nada e o que supostamente se tem, deve ser dividido com os que têm menos.


Se tenho algum mérito, é o de ter ajudado os meus pais a criarem a grande família de oito filhos em uma casinha muito simples que sempre acolheu os parentes, aderentes e mesmo desconhecidos que buscaram no calor do nosso humilde lar, o amparo em momentos de dificuldades ou a possibilidade de preparo para o enfrentamento das dificuldades imposta pela vida, nem sempre justa, mas sempre bela, porque repleta de possibilidades.


Numa tentativa, meio infrutífera, de vencer as adversidades, busquei o caminho dos livros. De tanto ler, tornei escritor relativamente reconhecido e agraciado com prêmios importantes, como o Prêmio Academia Imperatrizense de Letras. Os livros me permitiram conhecer melhor os contextos nos quais estive e estou inserido, por ato volitivo ou por imposição da difícil tarefa de viver e de con/viver. Foram eles, os livros, que me conduziram à escola, ao mundo laboral e à inserção na tessitura política e social desta e de outras cidades e contextos.


Senhoras e Senhores, Amigas e Amigos:


Passei a maior parte de minha vida na esfera pública, especialmente no âmbito do Executivo, espaço em que aproveitei para servir da melhor maneira possível, os meus concidadãos, à minha cidade e ao meu Estado. Tudo o que sou e sei, o que é bem pouco, devo à majestosa cidade de Imperatriz e a sua gente. Tenho orgulho de ter me tornado imperatrizense através do Título de Cidadania pelas mãos e pela ação deste Parlamento, local em que pretendo encerrar minha vida laborativa. Tenho orgulho indescritível de receber agora a Comenda do Mérito Legislativo.


Reconheço que todos aqui, Mesa Diretora, parlamentares e colegas servidores, têm sido muito generosos com este velho contador de histórias que não dispõe de meios para compensar tanta generosidade. Então, me resta agradecer por tudo o que tenho recebido de todos aqui e desejo retribuir, compartilhando com a cidade, em breves dias, as memórias deste Parlamento enfeixadas em suporte de papel para facilitar a pesquisa sobre a história desta Câmara, justamente neste momento em que Imperatriz fez cem anos de elevação a essa categoria.



Agora, na qualidade de comendador emocionado, desejo que Imperatriz seja sempre grande e generosa para com seus filhos naturais e naturalizados. Que os representantes dos cidadãos, membros deste nobre Parlamento, estejam sempre à altura do Município de Imperatriz e de sua gente. Muito agradecido a todos pelo bem feito à cidade e pelo carinho com que sempre me distinguiram. E para finalizar, como dizem que sou poeta, permitam-me homenagear minha cidade através do rio “que toca essa água, toca essa mágoa”, mas que também, toca profundamente, a nossa alma.


RIO AZUL



Margeando minha cidade

carícia de um rio

Escasso do azul de águas

E de outras cores de peixes...

O que salva este rio,

Que desliza sobre

A concretude da pedra

E a mobilidade da areia

É a brisa que arrepia

A superfície de escasso azul

Enquanto minha canoa

Caturra na espuma da vaga,

E se parte sob a surriada

inimiga do meu sonho...

 

Muito obrigado!

 



------------------------------

DISCURSO DE AGRADECIMENTO  AO AMIGO TASSO ASSUNÇÃO

(POR RIBAMAR SILVA)

 

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores, Senhor Vereador João Francisco Silva:

 

Tenho, neste momento, a difícil tarefa de tentar transmitir a gratidão do outro agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Gomes da Silva Belfort - Barão de Coroatá, também através de proposição do vereador João Francisco Silva, através do Decreto Legislativo No 01/2024, o grande poeta e competente servidor também responsável pelo registro das Sessões do Parlamento, Tasso Assunção.


Meu amigo e colega de trabalho Tasso Assunção é membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, poeta reconhecido e premiado pela qualidade de seu texto literário, mas, em virtude de certa condição neurológica, tem dificuldade de se manifestar oralmente.


O agraciado encarregou-me, então, de comunicar a este Parlamento o sentimento de agradecimento pela deferência que lhe é dispensada.


Lembrou-me que, embora tenha sido agraciado com outros importantes homenagens, sente sua vida coroada pela Medalha do Mérito Legislativo que compreende como reconhecimento, pelo vereador João Francisco Silva e por todos os edis, de sua contribuição à cultura da cidade e ao trabalho de registro da memória da Câmara Municipal de Imperatriz.


Finalmente, faz questão de lembrar que, enquanto servidor desta instituição, sente-se valorizado, especialmente pela atual gestão da Casa, cuja sensibilidade lhe propiciou maior conforto no desempenho de suas funções, razões pelas quais agradece a todos os presentes.


  • 28/05/2024
  • Fábio Barbosa
  • ASCOM

Galeria de Fotos