Cresce a representatividade feminina na Câmara Municipal de Imperatriz

O parlamento de 2025 contará com mais que o dobro de vereadoras em relação à última legislatura

As eleições de 2024 marcaram um momento histórico para a Câmara Municipal de Imperatriz, com um aumento significativo na presença de mulheres no legislativo. Com cinco das 21 cadeiras ocupadas por vereadoras, o novo cenário representa avanços em direção à igualdade de gênero e à diversidade no parlamento municipal.

 

Esse aumento na representação feminina também reflete o incentivo de campanhas de promoção e conscientização, além do fortalecimento de movimentos sociais que atuam em defesa das causas de gênero. As vereadoras eleitas destacam, ainda, a importância da presença feminina na Câmara de Imperatriz para a implementação de políticas públicas mais inclusivas e representativas das demandas da sociedade, com atenção especial ao público feminino.

 

Para a vereadora Rosângela Curado (PL), o avanço na representação feminina no legislativo local significa o empoderamento das mulheres na busca por uma representação política mais equitativa. "Hoje, entendemos que as mulheres estão presentes em todos os setores e têm buscado cada vez mais esse espaço de militância. É um espaço árduo, mas conseguimos levar essa mensagem aos quatro cantos de Imperatriz. Estamos aqui, efetivamente, como representantes locais, o que é um impacto positivo. De maneira até atípica, temos cinco mulheres representando a cidade, e uma delas é líder de governo", destaca Rosângela.

 

A vereadora Renata Morena (PRD) ressalta que esse aumento contribui para que as políticas públicas atendam melhor às necessidades de todos os cidadãos, especialmente das mulheres, que representam mais da metade da população. Para ela, a presença feminina no parlamento traz mais sensibilidade para temas como igualdade de gênero, saúde da mulher, combate à violência psicológica, física e doméstica, e oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, essa representatividade inspira outras mulheres a ocuparem espaços de poder e decisão, fortalecendo nossa democracia.

 

Renata reafirma seu compromisso e enfatiza que as cidadãs podem esperar dela um trabalho incansável para garantir a efetividade, a inclusão e a transformação das políticas públicas voltadas para as mulheres.

 

"Meu compromisso é atuar com responsabilidade e sensibilidade, priorizando ações que promovam a igualdade de gênero, o combate à violência contra a mulher, a geração de oportunidades e a valorização do papel das mulheres em nossa sociedade. Quero ser uma vereadora próxima da população. Estou trabalhando para ouvir as demandas das mulheres e das entidades locais que prestam serviços para as mulheres e suas diversidades, para que, juntas, possamos construir um município mais justo, onde todas se sintam acolhidas e representadas", conclui Renata.

 

Já para a vereadora Jorgiana da Boca da Mata (PL), o aumento de mulheres no parlamento traz um impacto positivo. Além de proporcionar maior sensibilidade às questões de gênero, a presença feminina torna mais provável que sejam discutidos e aprovados projetos de lei voltados à melhoria das condições das mulheres. Isso inclui a defesa dos direitos das mulheres, como o combate à violência, à desigualdade salarial e à promoção de políticas de igualdade de oportunidades.

 

"Como vereadora, as cidadãs podem esperar de mim uma atuação firme na luta pelo cumprimento de nossos direitos. Me dedicarei também a implementar iniciativas que promovam o empoderamento feminino, como projetos sociais voltados para cursos profissionalizantes, apoio a empreendedoras e incentivo à participação das mulheres em cargos de liderança. Meu compromisso é garantir que as mulheres tenham as condições e o apoio necessários para conquistar seus direitos e alcançar seus espaços na sociedade", afirma Jorgiana.


  • 17/01/2025
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos