Corpus Christi é transformado em feriado municipal religioso e não poderá ter data alterada

A solicitação foi feita pela Diocese e apresentada pelo vereador Carlos Hermes

Em única discussão na ordem do dia, foi colocado em votação em o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2021, de autoria do vereador Carlos Hermes (PCdoB), que "estabelece como feriado municipal religioso a quinta-feira de Corpus Christi", que todos os anos chama a atenção do Brasil, por celebrar uma das maiores solenidades do tipo no mundo com a participação de mais de 30 mil fiéis.

Carlos Hermes justificou a apresentação do Projeto, como alteração na lei 370/1985 que estabeleceu 4 feriados: Corpus Christi, Sexta-feira Santa, Aniversário da cidade e Dia de Santa Teresa D’ávila. Está sendo modificada a lei, fixando a quinta-feira como feriado religioso, separando do feriado comercial. A diocese solicitou esta alteração e objetiva além do fechamento do comércio, a proibição da alteração de data (que tem ocorrido muito em função da pandemia), para se manter a tradição, que em Imperatriz já se tornou referência no Estado e no Brasil. O feriado já existe, está sendo garantida apenas a data, visto que a celebração se tornou de nível nacional.

Dom Vilsom Basso utilizou a Tribuna e agradeceu o espaço. Explicou que a solicitação se deve ao tamanho que o Corpus Christi de Imperatriz se tornou nos últimos 11 anos.

“Há 2 anos nos tornamos uma referência e tivemos transmissão a nível nacional durante 2h ao vivo para todo o país. Recebemos manifestações de todo o mundo, reconhecendo a grandiosidade, a beleza e a importância desta celebração, onde estão católicos, pastores e fieis de outras igrejas. A fé é isso. União, fé em Jesus, na Eucaristia, na solidariedade, com pão em todas as mesas. Por isso precisamos desse reconhecimento em decreto especifico na nossa cidade, para continuarmos fazendo o bem”, disse.

O Bispo destacou que o evento ajuda a manter vários projetos, como a Fazenda da Esperança, que recupera pessoas com dependência. A Vila João XXIII, única casa que cuida de pessoas com Hanseníase na região e completa 46 anos agora em maio. Ajuda também a população neste momento em que muitos passam fome, através de arrecadação de cestas básicas. Ano passado sem a festa no estádio foram recolhidas mais de 6 mil cestas, o equivalente a 43 toneladas, e anunciou que todos os anos, com ou sem celebração, será feita essa campanha de alimentos pela diocese para as famílias carentes.

Os vereadores Fabio Hernandez (PP), Flamarion Amaral (PCdoB), Aurélio Gomes (PT), Terezinha Soares (REPUBLICANOS) e Jhony Pan (PL) reafirmaram a importância desta alteração, pois com a proibição de festas e aglomerações, é de grande valia que se garanta as tradições da cidade, principalmente em algo que envolve todas as igrejas e ajuda a tantos imperatrizenses. Assim o evento tem maior força e exalta ainda mais o sacramento da Eucaristia.

Carlos Hermes agradeceu aos colegas pela unanimidade na aprovação do projeto: “Sou católico, procuro levar a minha fé a tudo que faço. Fui catequista, estive na Pastoral da Juventude e a igreja foi que me ensinou a exercer a cidadania e buscar mudar a sociedade. Me sinto muito honrado em poder levar esse pedido e pelo simbolismo que isso representa para os católicos e para mais essa tradição de Imperatriz, finalizou.

• 19/05/2021
  • Fábio Barbosa