Construção de Hospital Universitário em Imperatriz

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (8), a vereadora Rosangela Curado (PL) apresentou a indicação Nº 373/2025, por meio da qual solicita ao senador Weverton Rocha e ao deputado federal Josivaldo dos Santos Melo (JP) a articulação, junto ao Governo Federal, de recursos destinados à construção de um Hospital Universitário no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, além da implantação de um ambulatório especializado.
Segundo a parlamentar, a proposta leva em consideração o histórico de atuação do senador Weverton Rocha em Imperatriz, como a destinação de recursos para o IFMA, com vistas à ampliação da formação profissional na região. Ela também destacou a importância da atuação do deputado federal Josivaldo dos Santos, ressaltando o potencial político para a viabilização da proposta.
“A UFMA no bairro Bom Jesus possui estrutura e espaço físico suficientes para a construção de um Hospital Universitário. Isso representa um grande avanço para nossa cidade, um sonho possível de ser concretizado com o apoio do governador, senadores e deputados federais”, afirmou Rosângela.
O vereador Francisco Messias (PDT) parabenizou a vereadora pela iniciativa e pela articulação necessária para sua concretização, ressaltando a relevância do projeto para toda a região Tocantina. Já o vereador Whalassy Oliveira (PT) destacou a importância da estrutura hospitalar universitária para a formação humanizada de novos profissionais da saúde. “O contato direto com os pacientes permite que os estudantes desenvolvam empatia, algo que não se aprende apenas na teoria”, frisou.
Durante sua fala, Rosangela ainda pontuou que o curso de Medicina da UFMA, que está completando 11 anos em Imperatriz, obteve nota máxima na avaliação do MEC, reforçando o potencial acadêmico e a excelência do ensino oferecido na unidade.
A indicação foi amplamente apoiada pelos vereadores Mesaac Cirqueira (Avante), Alberto Sousa (PDT), Wanderson Manchinha (MDB) e Adhemar Freitas Jr (MDB). A iniciativa é considerada essencial não apenas para ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, mas também para fomentar o desenvolvimento regional por meio da formação técnica e científica de novos profissionais da área da saúde.