Câmara Municipal outorga Título de Cidadã Imperatrizense a Desembargadora Ângela Maria Salazar

.

Em Sessão Solene nesta manhã de segunda-feira (27), foi marcada com a presença dos vereadores, magistrados e militares que prestigiaram a Desembargadora Ângela Maria Salazar ao receber o Título de Cidadã Imperatrizense, alta honraria concedido pelo legislativo mirim em reconhecimento pela sua atuação e implantação dos projetos: "Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano", "Cine Mulher", "Lei Maria da Penha: Caminhos para a (Re)Construção da Cidadania e Paz Familiar", "Violência de Gênero em Debate", entre outros.

Para composição da mesa, junto ao presidente da Câmara, vereador Alberto Sousa (PDT), foram convidados a agraciada presidente do TRE, desembargadora Ângela Maria Salazar, o diretor do Fórum Eleitoral de Imperatriz, juiz Delvan Tavares de Oliveira, o juiz André Bogéa Pereira, a Juíza Eleitoral Anna Graziella Santana, o Tenente-Coronel Christiano Stefanes Mendes de Melo, do 50º Bis e a Dra. Ana Beatriz, juíza titular da 1ª Vara da Família de Imperatriz.

Momento solene que contou com a presença do Dr. Daniel Leite (Advogado e Procurador do Município de São Luís), Juíza Auxiliar Rosangela Prazeres, Procuradora Alessandra Belfort, representando o presidente da OAB, juiz de direito titular da Auditoria da Justiça Militar do Maranhão, Nelson Melo de Moraes Rêgo, O juiz da Vara de Execução Penal, Dr. Mário Henrique, Juiz Genivan Pereira da Silva e do secretário de infraestrutura Fábio Hernandez.

“Para nós enquanto Câmara, é uma honra, nós podermos fazer esta homenagem pela sua trajetória profissional, pelo aquilo que representa para o estado do Maranhão, no desempenho de suas funções. Sendo conhecedor, como advogado que sou também, pela missão que representa pela causa feminina por ter coordenado diversos projetos no tribunal de justiça no Maranhão, serve de inspiração a todo cidadão e a toda cidadã do nosso estado”, agradeceu Adhemar Freitas (SDD), representando os vereadores.

“é inegável o desvanecimento que estou sentindo neste instante, propiciado pela concessão de tão importância sigla de outorga de título Cidadã Imperatrizense. Meus pais Benedito Salazar (in memoriam) e Maria da Conceição com quem compartilho este momento de minha vida, preocupados em preparar seus doze filhos para as labutas destinadas ao ser humano, forjaram propósito de nos encaminhar para São Luís, onde teríamos oportunidades de aprimorar nossos estudos, assim presenciei parte dos meus irmãos, até chegar na minha vez. O título que eu a recebo, muito me honra, cujo histórico está lavrado no livro de ata desta casa legislativa e materializado no diploma que recebi nesta sessão solene, comprova de modo formal o novo nascimento e com ele a honra de ser Imperatrizense”, declara a desembargadora Ângela Maria.

O título foi concedido através do projeto de Decreto Legislativo nº 67/2022, aprovado por unanimidade.

Trajetória - Natural de São Luís Gonzaga do Maranhão, entre as ações que enriquecem seu currículo, a magistrada participou da implantação da comarca de Açailândia, tornando-se a primeira juíza e diretora do Fórum em 1992. Em 1996 foi juíza auxiliar da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça no período de 2002/2005. Em 2005 implantou a 11ª Vara Criminal de São Luís com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes. Foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMA em 2006 e 2007, e retornou para a 11ª Vara Criminal, onde permaneceu até novembro de 2008, quando obteve remoção para a 5ª Vara da Família.

Presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA, implantou projetos como: "Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano", "Cine Mulher", "Lei Maria da Penha: Caminhos para a (Re) Construção da Cidadania e Paz Familiar", "Violência de Gênero em Debate", entre outros.

Em 2013, ingressou como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Foi membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em 2015/2016. Atualmente exerce o cargo de Vice-presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o biênio de 2021/2023.

Assista em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LXaDBP-4284

• 27/02/2023 13:30:00