Câmara Municipal Aprova Implementação do Programa Catamarã Escolar

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Davison Nascimento, autoriza a implementação do programa nas escolas públicas do município

O Programa Catamarã Escolar tem como objetivo proporcionar passeios escolares de barco aos alunos da rede pública de ensino, permitindo um contato direto com o meio ambiente local. O projeto prevê ainda a destinação de recursos públicos para a aquisição de uma embarcação, que será utilizada nas aulas práticas sobre os rios da região tocantina. A iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação e valorização ambiental de Imperatriz, e suas riquezas naturais.

 

Programa Catamarã Escolar

 

"Catamarã" é o nome de um tipo de embarcação originário do Sudeste Asiático, conhecido por sua semelhança com veleiros, mas com maior espaço, conforto, segurança e velocidade. O autor do projeto, vereador e professor Davison Nascimento (PT), ressaltou que o programa será um recurso pedagógico valioso, permitindo aos educadores explorar novas formas de ensino, fora da sala de aula. " É uma oportunidade para que nossos alunos saiam da rotina da sala de aula, e possam encontrar nas beiradas do rio Tocantins a nossa maior bacia hidrográfica genuinamente brasileira ", afirmou Davison.

 

O programa também incluirá aulas práticas sobre a preservação e conscientização dos rios e riachos locais, oferecendo aos estudantes uma experiência direta sobre as especificidades e riquezas do rio Tocantins, a maior bacia hidrográfica do Brasil. O vereador também garantiu que o programa atenderá todos os requisitos de segurança e passará por inspeções regulares para garantir a integridade dos alunos durante as atividades. " Nós tiramos o aluno da sala de aula e apresentamos para ele um contato direto, uma experiência viva com o seu próprio aprendizado ", destacou.

 

Apoio ao programa

 

O vereador Célio Henrique (PTB) destacou a importância do programa no combate às desigualdades sociais, lembrando que muitos alunos não têm acesso às belezas naturais da região por questões financeiras. "A aquisição de uma embarcação para que os alunos possam explorar as margens dos nossos rios e aprender sobre geografia na prática é fundamental", reforçou Célio Henrique. Esse programa promete não apenas ampliar os horizontes educacionais na formação dos alunos da rede de ensino, mas também fortalecer a conscientização ambiental, e promover o vínculo das futuras gerações com a diversidade ambiental da região.

 


  • 02/12/2024
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos