AUDIÊNCIA PÚBLICA: TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE IMPERATRIZ

.

Realizada na manhã de quinta-feira (17), no Plenário Leo Franklin da Câmara Municipal de Imperatriz, a Audiência Pública com o objetivo de discutir sobre a situação do “Transporte Público Coletivo de Imperatriz”, através do requerimento de autoria do vereador Carlos Hermes (PCdoB) para a Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos. Presidido e conduzido pelo vereador Jhony Pan (PL) e demais parlamentares que compõem esta comissão, Wanderson Manchinha (1º vice), Bebé Taxista (2º vice), Berson do Posto Buriti (1º secretário), Rubinho Lima (2º secretário), Terezinha Soares (1ª suplente) e Rogério Avelino (2º suplente).

Para composição da mesa e em sua extensão, além dos vereadores, estava presente o diretor da Ratrans, Sr. Gilson Neto, Dr Fábio Souza de Carvalho (Titular da 16° Defensoria Pública do MA), Promotor de Justiça Dr. Sandro Bíscaro, Vitor Amorim (Setran), Leandro Braga (Secretário Municipal de Trânsito e Transportes), Sr. Alexandre Peixoto.

O presidente da Câmara, vereador Alberto Sousa (PDT), num breve momento de fala explicou aos presentes a falta de alguns vereadores, que numa audiência pública somente os vereadores da comissão permanente são convocados e não obrigatório aos demais.

Para uso da tribuna popular o vereador Carlos Hermes (PCdoB) foi o primeiro a ser chamado, sendo uma solicitação de sua autoria. “O objetivo dessa audiência pública é encontrarmos um caminho para melhorar o transporte coletivo de Imperatriz. Melhorar o transporte público desta cidade que lamentavelmente está sofrendo. Os usuários de transporte coletivo de Imperatriz não tem o devido atendimento”, declarou o vereador.

O diretor da Ratrans, Gilson Neto, contou um pouco da trajetória da empresa, passando pela pesquisa de campo, processo de licitação da época e o enfrentamento da crise durante a pandemia.  “Imperatriz é uma cidade de comércio, são lojas, shopping... muita gente perdeu o emprego. Em menos de 30 dias, de março para abril de 2020, nós perdemos 90% do nosso faturamento, e somado a isso o óleo diesel explodiu o preço, nós temos uma situação hoje que a conta não fecha. E aí começou o descompasso financeiro do sistema de transporte de Imperatriz”, afirmou Neto.

Audiência Pública tem o fim de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de abertura de arena dialógica e a atuação conjunta entre a instituição e a comunidade, promovendo a participação social por meio de depoimentos de pessoas com experiência e autoridade, em suas várias vertentes.

Assista agora em nosso canal no Youtube: https://youtu.be/R-lb0WBOFvI

• 17/11/2022 13:17:00