5ª Sessão Ordinária do 1º Período da 20ª Legislatura

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou a 5ª Sessão Ordinária do 1º Período da 20ª Legislatura na manhã desta quinta-feira (13). Durante a sessão, foram encaminhadas às comissões competentes as matérias, como o Projeto de Lei Complementar nº 2/2025, de autoria do Poder Executivo, que propõe a revogação da Lei Complementar nº 003, de 1º de setembro de 2020, que concede isenção do pagamento de taxas de alvará e vistoria para operadores de táxi e mototáxi em Imperatriz.
Também foi encaminhado o Projeto de Resolução nº 2/2025, de autoria do vereador Adhemar Freitas (MDB), que acrescenta o artigo 227-A ao Regimento Interno da Câmara Municipal de Imperatriz, criando o Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Proposições e estabelecendo normas para a numeração.
Além disso, foi encaminhada a matéria de Moção de Aplauso, de autoria do vereador Sgt. Adriano (Republicanos), em reconhecimento aos soldados B. Yuri Silva e Sidney Costa pela ação bem-sucedida na neutralização de uma ameaça e apreensão de uma arma de fogo, demonstrando compromisso e bravura na segurança pública.
O destaque ficou para a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 1/2025, de autoria do Poder Executivo, que revoga a Lei Municipal nº 1.703/2017 e o Decreto Municipal nº 017/2018, extinguindo o Serviço Público de Estacionamento Rotativo em Imperatriz.
Confira a seguir o resumo das indicações aprovadas pelos vereadores:
O vereador Rubinho (Mobiliza) solicitou a revitalização da pavimentação asfáltica da Rua C, no Bairro Conjunto Vitória. Já a vereadora Raymara Lima (PSD) pediu a recuperação asfáltica da Av. Tropical Centro e da Rua D4, no Bairro Jardim Tropical, devido ao desgaste acentuado da pavimentação, com buracos e irregularidades que comprometem a segurança e a mobilidade dos moradores.
O vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) propôs uma parceria com o Governo do Estado para a construção de um hospital veterinário em Imperatriz. A vereadora Renata Morena (PRD) solicitou a construção de uma capela mortuária e muro no cemitério municipal do Bairro Bom Jesus.
O vereador Berson Posto (PP) solicitou o recapeamento e o tapa-buracos nas Ruas Dom Pedro I e II, abrangendo diversos bairros. O vereador Francisco Messias (PDT) reivindicou o bloqueteamento das ruas Venezuela, Colômbia, Costa Rica e Panamá, bem como a revitalização da Avenida Brasil, no Bairro Jardim América, incluindo melhorias na drenagem e sinalização.
Já a vereadora Terezinha Soares (PODE) propôs a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Povoado Nova Bacabal. O vereador Wanderson Manchinha (MDB) sugeriu uma parceria para o recapeamento da Rua Estocolmo, no Parque Alvorada I. O vereador Jhony Pan (PSD) requereu uma parceria para o recapeamento da Avenida do Parque, no Residencial Verona.
O vereador Whalassy Oliveira (PT) pediu a retomada do serviço de segurança e limpeza no Panelódromo. A vereadora Jorgiana Boca da Mata (PL) solicitou a recuperação estrutural da UPA do Bairro São José, devido a infiltrações, desgaste das instalações elétricas e hidráulicas, além da necessidade de reforma nos consultórios e salas de atendimento, para garantir um atendimento adequado à população. Por fim, o vereador Aurélio Gomes (PT) propôs uma parceria para a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Machado de Assis, Vila Nova.