32ª Sessão Ordinária do 7º Período da 19ª Legislatura

Tribuna Popular sobre a Comissão Penitenciária e Sistema Prisional do Município de Imperatriz

A Câmara Municipal de Imperatriz, na manhã desta quinta-feira (23), concede honrarias para homenagear cidadãos que muito contribuíram social e economicamente com o município. A solenidade foi presidida pelo vereador Zesiel Ribeiro (Agir), conduzida pelos demais membros da Mesa Diretora, Claudia Batista (Avante), Rubinho Lima (PMN), Wanderson Manchinha (MDB).

A vereadora Lindaura Cardoso (PMN), participou da entrega do Título de Cidadão Imperatrizense para a Turismóloga Ângela Cristina França Iaghi, a “Tininha”, que neste momento memorável estava acompanhada de familiares e amigos, incluindo seu tio, o ex-vereador e ex-presidente desta câmara, o Sr. Edison Caldeira (1983-1984 / 1987-1989). Também recebeu o Título de Cidadão Imperatrizense o Sr. Antônio Pereira de Lucena Neto, que migrou para Imperatriz em 1972 e desde então muito contribuiu para o desenvolvimento da educação.

A outorga da Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá, por indicação da vereadora Lindaura, foi para a assistente social Sra. Etiene Moura de Matos, fundadora do Projeto Resgate e a Sra. Mayara Munike Tavares Chávez, fundadora da Associação de Mulheres Empreendedoras de Imperatriz e líder do grupo Mulheres do Brasil, núcleo Imperatriz.

Por indicação do vereador Bebé Taxista (PP), foi concedido com a honraria da Medalha Barão de Coroatá à jornalista Simone Oliveira da Silva, por sua atuação na divulgação da arte, esporte e ciência no município e região.

TRIBUNA POPULAR

Em seguida, na Tribuna Popular, o Padre Elisvaldo Cardoso da Silva, Presidente do Conselho da Comunidade Carcerária da Execução Penal, destacou a importância da Comissão Penitenciária para garantir os direitos dos detentos no Sistema Prisional do município, com ênfase na necessidade de promover a ressocialização dos apenados e melhorar as condições de vida dentro das unidades prisionais.

Através de videoconferência online, o Coordenador de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário, o juiz Douglas Martins, ressaltou a importância da atuação da Comissão Penitenciária para fiscalizar as condições de encarceramento, garantir a humanização do sistema carcerário e promover a reintegração social dos presos. Ele também destacou a importância da participação da sociedade civil na discussão e implementação de políticas públicas voltadas para a ressocialização e reinserção dos detentos na sociedade após o cumprimento de suas penas. Através do convite do vereador Carlos Hermes (PT), foi possível trazer essa importante discussão para o âmbito legislativo, contribuindo para um debate mais amplo e democrático sobre a questão penitenciária em Imperatriz.

• 23/05/2024
  • Fabio Barbosa