Tribuna Popular: Secretário de Infraestrutura esclarece sobre o novo PAC

.

Na manhã desta terça-feira (07), a Câmara Municipal de Imperatriz recebeu o Secretário de Infraestrutura, Sr. Fábio Hernandez, para discutir sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que irá beneficiar o Bairro Vila Nova e adjacentes.

O convite para a participação do Secretário na sessão foi feito pelo vereador Aurélio Gomes (PT), com o intuito de esclarecer e trazer mais informações sobre o projeto que deve impactar de forma positiva na infraestrutura dessa região nesta primeira fase do programa, que contemplará mais de 47 mil pessoas.

Durante sua fala na Tribuna, o Secretário Fábio Hernandez destacou para os vereadores presentes os principais pontos do programa e ressaltou a importância das obras para o desenvolvimento e qualidade de vida dos moradores do Bairro Vila Nova e bairros vizinhos.

“Contemplará várias ruas e avenidas do bairro Grande Vila Nova, comtemplará também redes de esgoto e um posto de saúde naquele bairro. O processo se encontra em fase de licitação, e já está na CPL, que irá definir uma empresa com capacidade técnica para que possa se fazer os termos entabulados no edital”, esclareceu Hernandez.

De acordo com o Secretário, o programa de infraestrutura irá contemplar diversas melhorias, como pavimentação de ruas, instalação de redes de água e esgoto, iluminação pública, além de outras intervenções que visam proporcionar uma maior qualidade de vida aos moradores.

“Como os recursos são federais, vai haver tanto fiscais do município como fiscais da Caixa Econômica Federal e todo pagamento é feito mediante certificação da gerência da Caixa”, explicou o secretário.

A expectativa agora é que as obras tenham início o mais breve possível, trazendo benefícios concretos para os moradores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da cidade de Imperatriz.

Em seguida foram aprovadas as seguintes indicações:

• Nº 580/2023, de autoria do vereador Francisco Messias (PL), para bloqueteamento da Rua 14, trecho com a Rua Dom Manoel, no Bairro São José;
  • Nº 581/2023, da vereadora Claudia Batista (PTB), para a recuperação com bloquetes da Rua Açailândia, entre a Av. Brasil e a Rua Isabel, na Vila Cafeteira;
  • Nº 582/2023, do vereador Chiquim da Diferro (DEM), da troca da iluminação tradicional pela de LED na Av. São Raimundo Nonato, no Povoado Olho D'água dos Martins; Av. João XVIll, compreendendo os Povoados Coquelândia e São Félix; Rua Principal, no Povoado São José da Matança; e Av. Castelo Branco (Rua Grande) no Povoado Petrolina, Zona Rural de Imperatriz;
  • Nº 583/2023, do vereador João Silva (MDB), para pavimentação asfáltica e saneamento básico da Rua Projetada l, no Parque Planalto;
  • Nº 585/2023, do vereador Antonio Pimentel (DEM), para recuperação das estradas que ligam a Rodovia BR-010 aos Povoados São José do Barra Grande (liboia) e Riacho do Meio, Zona Rural de Imperatriz. Ressalta-se que foram aprovadas as Indicaçöes: Nº 214, em 14/04/2021, do vereador Flamarion Amaral (PCdoB), com o mesmo pedido para o Povoado Jiboia; Nº 586, em 20,10,2021, de autoria do vereador Aurélio Gomes (PT), com o pedido de piçarramento para o Riacho do Meio;
  • Nº 987/2023, do vereador Rogério Avelino (DEM), ao Deputado Federal, Cleber Verde, da destinação de verbas para a construção de uma unidade básica de saúde no Bairro Parque Alvorada ll;
  • Nº S88/2023, do vereador Zesiel Ribeiro (PSDB), para recuperação da Av. Pernambuco, em toda a sua extensão, compreendendo os Bairros Parque Santa Lúcia e Vila Fiquene;
  • Nº 589/2023, do vereador Wanderson Manchinha (PSB), para limpeza e desobstrução dos bueiros localizados na Rua Aniceta, no Bairro Vilinha.

Discutidas também as propostas da Ordem do Dia:

• DERRUBADO O VETO!  Veto Total do Poder Executivo à Lei Ordinária n9 1.984/2023, que "Reconhece como Utilidade Pública a Comunidade Terapêutica Casa do Pai e dá outras providências";
  • APROVADO! Decreto Legislativo Nº 47/2023, de autoria dos vereadores Francisco Messias (PL) e Alberto Sousa (PDT), que "Institui na Câmara Municipal de Imperatriz o Diploma Professor Nota 10, em alusão ao dia do Professor".

Assista em nosso Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lCbx4T2pEGY

• 07/11/2023