Tribuna Popular: Instituições sociais falam sobre a importância de suas atividades

Aprovado em primeira votação o projeto para criação do Conselho Municipal de Saneamento

Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje (30), representantes da Ampare - Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer da Região Tocantina e do Instituto Amar Mais, ambas são instituições beneficentes que oferecem assistência social gratuita para pacientes em tratamento contra o câncer, em Imperatriz.

A pedido do presidente Alberto Sousa (PDT) e da mesa diretora, os representantes das instituições fizeram uso da Tribuna Popular para pedir apoio e ajuda da do governo do estado e sociedade em geral para a manutenção e continuidade.

Na tribuna, a Sra. Francisca Dominice, conselheira da Ampare, deu seu testemunho de vida, logo depois a presidente Karla Patrícia Ramos e vice Maria de Jesus Santos falaram sobre o trabalho realizado ao longo dos seus 19 anos com a Casa de Apoio Solar da Ampare. A presidente da do Instituto Amar Mais, Sra. Irlane Gomes complementou sobre os desafios enfrentados pelas instituições e hospitais que atuam na área da oncologia, que desde outubro do ano passado não recebem o repasse de ajuda financeira por parte do governo do Estado.

Após uso da tribuna, a mesa diretora convidou o vereador Roberto da Estrada do Arroz (PP) para apresentar sua indicação aprovada de Moção de Aplauso para a Ong Plantão do Bem, representada pelo presidente Dr. Pedro Leitão de Araújo Neto e a Vice Dra. Riellen Vilanova Feitosa, ambos acompanhados de seus diretores Dra. Andressa Viana, Dr. Ricardo Albuquerque e Dr. Kedson Mateus e de familiares para este momento solene.

A Ong Plantão do Bem é uma organização, de direito privado, constituída sob forma de associação civil sem fins lucrativos, visando a garantia da promoção à saúde de forma universal, de maneira preventiva, com enfoque na desoneração e desobstrução do sistema único de saúde (SUS).

O enfoque primordial do projeto é o público periférico, sem distinção de idade, raça ou género do Estado do Maranhão, da cidade de imperatriz ou da Região Tocantina. A Ong Plantão do Bem nasceu em agosto de 2022, e no mesmo ano realizou 1.500 atendimentos em imperatriz, foram 6 eventos sociais com atuações multiprofissionais e multidisciplinares, onde aturam médicos clínicos e especialistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e bioquímicos.

Conta atualmente com 250 voluntários, sendo a primeira Ong multidisciplinar e multiprofissional da região, onde agrega o ensino e o cenário de prática para seus voluntários, tendo como Lema: "Promover para Prevenir", difundindo a atenção primária nas comunidades mais afastadas e mais necessitadas.

Logo em seguida, a mesa diretora solicitou e foi aprovado a inversão de pauta, ou seja, a Ordem do Dia foi discutida antes das indicações.

  • APROVADO em única discussão e votação do Projeto de Resolução nº 3/2023, de autoria da Mesa Diretora, que "Disciplina o regime de transição para a integral e exclusiva aplicabilidade da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, e dá outras providências".
  • APROVADO em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Complementar nº 3/2023, de autoria do Poder Executivo, que "Dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico, cria o Conselho Municipal de Saneamento e o Fundo Municipal de Saneamento, e dá outras providências".

 

Devido o horário, as indicações serão discutidas e votadas na próxima Sessão Ordinária.

Assista em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=EwHsxqzotl0

  • 30/03/2023
  • Ingrid Chaves
  • ASCOM