Síndrome de Fibromialgia foi tema em Audiência Pública na Câmara Municipal

.

Realizada nesta manhã de quarta-feira (10), através da solicitação do vereador Jhony Pan (PL) à Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social a Audiência Pública sobre a Síndrome de Fibromialgia.

A Comissão de Saúde foi presidida pelo vereador João Silva (MDB), que junto aos demais vereadores presentes ouviram a justificativa do colega, que em 2022 teve sua indicação de nº 244/22 aprovada para criação de campanha de prevenção e conscientização sobre este tema em todo o mês de maio e agora retorna junto com os membros da Associação Maranhense de Fibromiálgicos, sendo representados pela presidente, Simone Eli Bombardi, que fez uso da tribuna para explicar sobre a Fibromialgia em nome de milhares de pessoas que sofrem com essa síndrome.

Poder ter o dia da Fibromialgia com ações de enfrentamento anualmente”, solicitou Simone em sua fala na tribuna, sobre a necessidade de ações de conscientização da sociedade, como compromisso do poder público todos os anos, devido ao preconceito que os pacientes sofrem no dia a dia, por tratar-se de uma “doença invisível”.

A pessoa precisa de espaço no SUS que lhe permita não rodar pela cidade toda, em busca de todas as terapias a que ela tem direito”, reforçou o defensor público, Dr. Fábio Carvalho.

A principal reivindicação é a aprovação de um projeto de lei que contemple desde a vaga de estacionamento especial ao atendimento multidisciplinar para pacientes identificados com os sintomas de Fibromialgia.

A Secretária Adjunta de Saúde, Doralina Marques relatou que antes a fibromialgia era tratada como “doença rara” e não se encaixava em nenhuma rede de saúde do município, foi quando a partir de 2012 passou a ser definida pelo SUS como “doença crônica” e de “deficiência”, mas ainda falta avançar nas políticas públicas para incluir direitos e cuidados especializados.

A secretária de Direitos Humanos do Estado, representada pela Adriana Carvalho, propôs a criação de uma agenda para discussão dessa pauta, com uma segunda audiência pública, mobilizando um número maior de pacientes e com discussões técnicas estabelecidas para trazer soluções.

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Os sintomas são fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, oito a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social é composta pelos vereadores: Presidente João Silva (MDB), 1º Vice Rubinho Lima (PTB), 2º Vice Flamarion Amaral (PCdoB), 1º Secretario Rogério Avelino (DEM), 2º Secretário Francisco Messias (PL), 1º Suplente Ricardo Seidel (PSD) e 2º Suplente Antônio Pimentel (DEM).

Assista esta Audiência Pública em nosso Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=GhmKBAtL8jw

• 10/05/2023 13:30:00
  • Maria Eduarda