Sessão solene homenageia e destaca importância da mulher na luta pela igualdade social

.

A Câmara Municipal de Imperatriz, realizou na manhã desta quinta-feira (07), a sessão solene em alusão ao dia Internacional das Mulheres que é comemorado no dia 08 de março. O momento de celebração entre vereadores e homenageadas destacou as conquistas, a busca por representatividade, além das lutas contra as disparidades sociais que as mulheres enfrentam no dia a dia dentro da sociedade, e na busca constante por garantir direitos básicos.

Iniciada a sessão solene, a cantora Carmen Silva celebrou um hino em homenagem a todas as convidadas agraciadas pela Comenda Alvina Vieira Fortaleza, instituída em 2015, em respeito à memória da primeira e única presidente mulher da Câmara Municipal de Imperatriz, que também fez história pela luta de igualdade de gênero sendo considerado um marco à época sua eleição ao cargo de vereadora, e a presidência da casa.

A frente dos trabalhos esteve o presidente da casa, o vereador Alberto Sousa (PDT), o vice-presidente Zesiel Ribeiro (PSDB), a primeira-secretária Claúdia Batista (PTB) e o segundo-secretário Wanderson Manchinha (PSB). Na mesa de honra teve a presença da secretária da mulher e vereadora licenciada, Terezinha Soares, e também da secretária do meio ambiente, Rosa Arruda Coelho.

Em pronunciamento, a vereadora Claúdia Batista destacou as dificuldades e a importância da mulher na sociedade tanto na política como em outras áreas que carecem de participação, e destacou não somente as lutas, mas também as conquistas que têm conseguido na oportunidade de atuar representando centenas de mulheres.

Em seguida, a secretária do meio ambiente e convidada de honra, Rosa Arruda também enfatizou os desafios como mulher pública e também como mãe. “ Hoje é um dia para comemorarmos, ser mulher é ser polivalente, ser guerreira, trabalhamos três turnos, somos mães, esposas, avós, profissionais que matamos vários leões por dia e temos o dom de conciliar, e você precisa ser forte e desempenhar o seu papel com sabedoria”, destacou a secretária.

No ato de entrega da Comenda, os vereadores presentes na sessão entregaram a honraria as suas respectivas homenageadas e celebraram com afeto e carinho o momento especial de mães e profissionais que contribuem para o crescimento da nossa comunidade.

Recebeu a Comenda Alvina Vieira Fortaleza a homenageada concedida pelo seguinte vereador (a)

Andréia Epifânio por vereador Alberto Sousa

Conceição de Maria Sirqueira Lima por vereador Antônio Pimentel

Ivone Miranda por vereador Aurélio Gomes

Elizabete Ramos Batista Soares por vereador Alex Silva

Dayanne Miranda por vereador Bebé Taxista

Maria Anselma Pereira de Sousa por vereador Carlos Hermes

Carmen Silva por vereador Chiquim da Di ferro

Cleretina Nascimento Reis por vereadora Claúdia Batista

Ana Célia Sousa Araújo por vereador Fidelis Uchoa

Rhicielle Mota Belfort por vereador Flamarion Amaral

Marcia Alves da Silva por vereador James Santana

Iraceline Saraiva por vereador Jhony Pan

Marizete Sampaio por vereador João Silva

Terezinha Gurgel por vereador Renê Sousa

Francisca Antônia Correa por vereador Rogério Avelino

Rosa por vereador Wanderson Manchinha

Joseane Pereira Andrade por vereador Zesiel Ribeiro

  • 07/03/2024
  • ASCOM
  • Wallisson Santos