Proposta de recuperação de vias de acesso a residenciais e UFMA

Indicação aprovada busca melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trajeto até a Universidade Federal do Maranhão

A Avenida da Universidade, antiga Bayma Júnior, que liga a Avenida Pedro Neiva de Santana à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pode passar por recuperação em breve. Durante a sessão desta terça-feira (18), o vereador Júnior Gama (PSD) apresentou a Indicação Nº 150/2025, solicitando a recuperação da via, essencial para estudantes, professores e trabalhadores que transitam diariamente pela região.

 

A avenida, um dos principais acessos ao campus da UFMA, enfrenta problemas como buracos, falta de sinalização e iluminação precária, dificultando a mobilidade e colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. A recuperação da é essencial para fluidez do tráfego, mas também contribui para a valorização da infraestrutura urbana local.

 

O vereador Júnior Gama solicitou que o governador Carlos Brandão, o deputado federal Josivaldo dos Santos Melo e o gestor municipal firmem uma parceria para viabilizar a recuperação da avenida no trecho que liga a Avenida Pedro Neiva de Santana até a UFMA e explica que

 

"Essa indicação se fundamenta na necessidade urgente de recuperar essa via, que serve de passagem para milhares de famílias. Ela dá acesso a bairros como Bom Jesus, Residencial Van Gogh, Village do Bosque I e III, Teriva, Jardim Andréia, Jardim Lagoa e Verona".

 

O vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB) reforçou a necessidade de uma drenagem adequada antes da recuperação asfáltica. Segundo ele, o problema da avenida é recorrente, e obras sem planejamento acabam sendo paliativas. Ele ainda criticou a má gestão dos recursos públicos, alertando que a falta de investimentos corretos agrava a situação.

 

A indicação recebeu apoio dos vereadores Renata Morena (PRD), Raimara Lima (PSD), Mesaac Cirqueira (AVANTE), Adhemar Freitas Jr. (MDB) e Wanderson Manchinha (MDB), que subscreveram a matéria. A expectativa agora é que o pedido seja analisado pelo Executivo e que a obra seja realizada, garantindo mais segurança e qualidade no acesso à universidade e aos bairros da região.


 



  • 18/02/2025
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos