Pauta da 7º Sessão: Tribuna sobre representação feminina, discussão e aprovação de projetos

.

Na manhã desta terça-feira (19), em sessão no plenário Leo Franklin na Câmara Municipal de Imperatriz, comandada pelo presidente Alberto Sousa (PDT) e pelo 1º vice Zesiel Ribeiro (PSDB) e demais membros da Mesa Diretora, foi realizada uma tribuna em alusão ao mês da mulher (março), além do debate e aprovação de projetos vitais para a continuidade e prestação dos serviços na comunidade.

Logo no início da sessão, após a leitura bíblica, a tribuna popular em homenagens às mulheres, destacou as personagens femininas que tiveram e têm se destacado em diversas áreas de atuação na comunidade, além de debater e promover as conquistas e desafios no dia a dia das mulheres. A tribuna destacou a importância da ascensão destas mulheres em cargos de liderança, mas também ressaltou e defendeu o combate aos assédios e preconceitos sofridos na condição de mulher.

A discussão é importante para ressaltar as lutas diárias e promover cada vez mais o acesso à direitos estabelecidos por leis, para que as mulheres possam cada vez mais alcançar e desfrutar do direito à cidadania e igualdade social. A mesa de honra contou com a participação da idealizadora do evento, a vereadora Claudia Batista (PTB), da advogada Lucelia Diogo, da professora educadora, Francely Feitosa Oliveira, e da mestra em desenvolvimento e gestão humana, Adriana Queiroz.

Confiram o resumo das indicações aprovadas por cada vereador:

Esporte

De autoria do vereador Alex Silva (PL), MOÇÃO DE APLAUSO à atleta Nicoly Santos pela merecida premiação no Troféu Mirante Revelação 2023, em reconhecimento ao seu talento, dedicação e conquista no Skate,

Saúde

De autoria do vereador Fabio Hernandez (UB), ao senador Weverton Rocha Marques de Sousa, e ao deputado Federal, Benjamin de Oliveira, da destinação de emendas parlamentares para a implantação de Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-PET) em Imperatriz.

Infraestrutura

De autoria do vereador Chiquim da Diferro (DEM), ao Deputado Estadual, Rildo de Oliveira Amaral, da destinação de emenda parlamentar para o bloqueteamento ou asfaltamento das Ruas dos Povoados Matança, Açaizal, Olho D’água dos Martins, Coquelândia, São Félix e Petrolina;

De autoria do vereador Alberto Sousa (PDT), ao prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis Andrade Ramos, e ao secretário municipal de infraestrutura e serviços públicos, do bloqueteamento da Avenida Santa Luzia, e o piçarramento da Rua Belo Horizonte, em todas as suas extensões, ambas na Vila Santa Luzia, bem como o bloqueteamento das Ruas C, 07 e 10, na Vila Ipiranga. Ressalta-se que foi aprovada a indicação de nº 173, em 05.04.2023, de autoria do vereador João Silva (MDB), com o mesmo pedido para a Rua 07;

De autoria do vereador Rubinho Lima (PTB), para colocação de faixa de pedestres e redutores de velocidade, com devidas sinalizações, nas avenidas Coletora 01 (entrada e saída) e Castelo Branco, no Bairro Conjunto Vitória;

De autoria do vereador Renê Sousa (PTB), aos governos estadual municipal para realização de parceria para o recapeamento asfáltico das Ruas Bom Jesus, entre as Ruas 2 Santa Rita e Sergipe; Santa Rita, em toda a sua extensão, no Bairro Santa Rita; e Quintino Bocaiúva, entre a Rua C e a Av. Industrial, no Bairro Bom Sucesso. Ressalta-se que foi aprovada a Indicação Nº 135/2023, em 28.03.2023, de autoria do vereador Bebé Taxista (Avante), com o pedido de recuperação asfáltica da Rua Bom Jesus, em toda a sua extensão, no Bairro Santa Rita.

Seguindo a sessão, foi discutida a Ordem do Dia, onde foram votados e aprovados em única discussão:

Aprovado! Projeto de Lei Ordinária nº 50/2023, de autoria do vereador João Silva (MDB), que “Denomina de Dr. André Paulino, a Unidade Básica de Saúde – UBS do Parque São José, nesta cidade”; •

Aprovado! Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2024, de autoria do vereador João Silva (MDB), que “Concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Tasso Assunção”.

• 19/03/2024
  • ASCOM