Presidente da Câmara de Imperatriz registra "dia histórico" da ordenação de Monsenhor Francisco Lima, bispo de Carolina

Na sessão de ontem (22), o vereador-presidente José Carlos Soares Barros (PV) informou que às 19 da quarta feira, na Catedral de Fátima, aconteceu um momento histórico para o povo católico. Pela primeira vez a Diocese de Imperatriz fez a ordenação de um Bispo na presença do maior número de autoridades eclesiásticas da Igreja Católica.

Presentes 85 padres e 17 bispos, já contando com o padre Francisco Lima depois de ordenado. Uma bonita festa em que a igreja católica estava toda presente e a Câmara Municipal estava representada pelos vereadores Carlos Hermes (PCdoB), Pedro Gomes (PSC), pelo presidente e pela vereadora Fátima Avelino (MDB).

"É um dia histórico para os católicos de Imperatriz. Pela primeira vez, nossa Diocese consagra a ordenação episcopal de um bispo. Um cidadão imperatrizense, reconhecido com o justo título de cidadania concedido por esta Casa, um amigo, um servo de Deus, com serviços prestados em sua missão religiosa, como educador e intelectual", disse o presidente.

A celebração, conduzida pelo bispo de Imperatriz, dom Vilsom Basso, bispo ordenante, durou cerca de três horas e foi prestigiada por 16 bispos e 84 padres de diversas cidades, autoridades políticas, judiciárias, militares e civis, imortais da Academia Imperatrizense de Letras e centenas de leigos e fiéis.

Francisco Lima Soares é o primeiro padre da Diocese de Imperatriz nomeado bispo. O papa Francisco o nomeou bispo para a vacante Diocese de Carolina no dia 20 de setembro deste ano.

Francisco Lima, agora bispo de Carolina

Natural de Araguatins (TO), cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi ordenado presbítero em Imperatriz, em 15 de julho de 1990. Em 1998, fez especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas). No ano de 1999, foi estudar na França, onde graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas pela Universidade Católica de Paris.

Foi administrador diocesano - período entre a transferência de Dom Gilberto Pastana para a Diocese do Crato (CE) e a posse de dom Vilsom Basso - e pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima. É membro da Academia Imperatrizense de Letras.

Sua posse na Diocese de Carolina será no dia 15 de dezembro, às 18h, na Catedral São Pedro de Alcântara.

Ausência do prefeito ou seu representante

“Lamentavelmente não tinha ninguém resentando a prefeitura. Ficou um vazio porque no próprio livro da catedral estava escrito o nome da maior autoridade que não compareceu, que foi o prefeito Assis Ramos. Inclusive havia uma fala reservada ao prefeito. Eu posso afirmar que a câmera foi muito bem apresentada pelos colegas vereadores, em uma festa linda do povo católico e a Câmara irá enviar a Dom Franscisco Lima, que é cidadão imperatrizense reconhecido por esta casa, uma moção de aplauso, como também à diocese,  parabenizando pelo belíssima apresentação que a diocese fez ontem aos olhos do seu povo”, disse.

Para o presidente pelo menos um representante do poder público municipal deveria estar presente, o que para ele e os demais, foi lamentável.

• 28/11/2018
  • Sidney Rodrigues