Fábio Hernandez quer implantação do Programa Leite Especial em Imperatriz

Indicação de autoria do vereador Fábio Hernandez (PSC) solicitando ao Governo do Estado a implantação do Programa do Leite Especial foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal por unanimidade. A solicitação é encaminhada ao governador Flávio Dino e ao secretário estadual de Saúde, Carlos Lula.

Segundo o vereador, o objetivo é atender crianças que tem alergia às proteínas contidas no leite de vaca.

A alergia ao leite de vaca é a reação do organismo à caseína, uma proteína presente no leite e em todas as proteínas de origem animal. Quando uma pessoa alérgica ingere o leite da vaca, o sistema imunológico reage como se estivesse sendo atacado por algum micro-organismo estranho. Essa é uma reação de hipersensibilidade do sistema imune, ou seja, o organismo torna-se sensível a essa proteína.

Para o parlamentar, o risco nutricional e a desnutrição podem causar danos irreparáveis na saúde das crianças que dependem de leite especial para viver com saúde.

"O risco nutricional e a desnutrição na fase tenra da vida estão associados ao atraso no crescimento e no desenvolvimento físico, motor,  neurológico e cognitivo, podendo repercutir por toda a vida. Portanto, a cidade de Imperatriz precisa estar inserida nesse programa, pois assim acolherá toda região e cidades vizinhas, facilitando assim o deslocamento das famílias em busca deste alimento, que é de alto custo e essencial para a vida", justificou o vereador.

• 16/08/2018
  • divulgação