Câmara Municipal homenageia líderes comunitários

Na sessão ordinária desta quinta-feira (03), a Câmara Municipal de Imperatriz abriu espaço na Tribuna Popular para prestar homenagem a 21 líderes comunitários e presidentes de associações de moradores em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário, a ser comemorado no próximo dia 5. A homenagem, com entrega de certificados de Honra ao Mérito, acontece pelo segundo ano consecutivo.
Líder é aquele que tem o dom de despertar nos outros a vontade de fazer. É o porta voz do povo buscando a solução das demandas junto às autoridades constituídas, facilitando o trabalho do Executivo e do Legislativo. O líder desenvolve atividades sociais, educativas, culturais e políticas, traduzindo a vontade e os interesses coletivos dos grupos de que faz parte.
Francisco Wilson, da Vila Chico do Rádio, e o senhor Davi, do Conjunto Vitória, usaram a tribuna para agradecer à Câmara Municipal pela homenagem. As lideranças se mostraram lisonjeadas pela lembrança e reconhecimento dos vereadores.
O vereador Chiquin da Diferro (PSB) disse que os líderes comunitários deveriam ser mais valorizados, mas a maioria dos políticos só lembra deles na época da campanha eleitoral. "Temos a satisfação de hoje estarmos com esses buscadores do bem comum. Regularizem suas associações, que as coisas irão acontecer. Acreditem em vocês mesmos, pois a força dessa categoria é tremenda. Eu vim da camada mais pobre e estou aqui para ajudar um grupo de que eu já fiz parte. Estou à disposição de todos", declarou o vereador.
Fábio Hernandez (PSC) e Alberto Sousa (PDT) agradeceram a participação das lideranças comunitárias. Pedro Gomes (PSC) parabenizou o presidente José Carlos Soares pela iniciativa de reconhecer o trabalho dos lideres´comunitários, "que fazem a cidade crescer e se desenvolver".
Ricardo Seidel (Rede) falou sobre a importância dos líderes comunitários e explicou que todos devem se regularizar para que sejam realmente ouvidos e respeitados. "As associações devem se capacitar de forma organizacional, jurídica e contábil para assim que aparecerem as oportunidades, estejam aptas para usufruir dos benefícios", pontuou.
A vereadora Maura Barroso (Pros) disse que os vereadores só conseguem saber o que a comunidade necessita através dos líderes, "pois depois que as demandas chegam, podemos dar mais força, mesmo com toda a burocracia e dificuldade". "Aqui fazemos indicações e cobranças, mas graças a vocês, que são lutadores, podemos ter uma cidade melhor".
O presidente José Carlos Soares afirmou que a "Casa sempre estará aberta aos líderes comunitários".
No encerramento da homenagem, os vereadores entregaram os diplomas de Honra ao Mérito a cada uma das lideranças presentes.

• 11/05/2018
  • Fábio Barbosa