Secretário de Transito não comparece à Câmara de Vereadores

Secretário não comparece à Câmara de Vereadores

Leandro Braga foi aguardado até as 9h. Não foi, nem deu satisfação ao Parlamento Mirim

Ontem (22) deveria ter acontecido na Câmara Municipal de Imperatriz, audiência pública com participação do Secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SETRAN), Leandro Braga, que ficou de ir até a Casa de Leis às 8h. Os vereadores o aguardaram até 9h, mas não houve o comparecimento, nem justificativa. É necessário que seja apresentado o projeto feito para o trânsito de Imperatriz e que de forma repentina, já foi colocado em prática. Isso tem fundamental importância, para que a Câmara não seja forçada a fazer uma legislação proibindo esses tipos de decisões arbitrárias, sem ouvir a população.

Em conformidade, os membros da Câmara concordam que por mais que se tenha feito um estudo, nada pode ser realizado de forma tão repentina. “Nenhum gestor pode agir sem dialogar com a comunidade, de forma arbitraria e unilateral. Vivemos em uma democracia e tudo deve ser discutido com a população. Todos os vereadores lamentam muito o que a prefeitura está fazendo. Estão criando uma grande complicação para as pessoas”, disse Carlos Hermes.

“Os vereadores já tem uma opinião: Que se anule o que foi feito na rua D.Pedro II. Em plena crise, estão matando os comerciantes. Condomínios, moradores, atrapalhando até uma faculdade. Deve-se fazer um planejamento, junto com a população”, comentou Ricardo Seidel.

Segundo o vereador Fábio Hernandez, um ato administrativo Unilateral desta natureza deve ser revogado imediatamente, pois a comunidade e os comerciantes estão passando por um tormento desnecessário. E informou que essa situação de não comparecimento do secretário é tão grave, que se a Câmara fosse levar ao pé da lei, geraria um ato de improbidade, que pode impedir o agente de assumir cargo público por até 8 anos.

O vereador João Silva foi mais duro, e afirmou que: “Tem mais carros saindo que entrando por aquela via e só quem não conhece Imperatriz toma uma decisão dessas, passando por cima do poder público, e por cima do interesse do povo que é quem manda. O principio da impessoalidade diz que não devemos fazer para nós, mas para o povo. Se o povo não quer, como iremos ser contra?”. O experiente parlamentar disse que Secretário não pode estar acima da casa de leis. É um colaborador dos poderes ligados a administração pública, e que vereadores são eleitos democraticamente, estão a serviço do povo e são pelo povo. “Secretario é convocado e não comparece. A sessão começou 8h e ele nem apareceu, nem se justificou. Nós representamos o povo”, finalizou.

Ditola fez a denúncia de que só iria ser iniciada a fiscalização na próxima segunda, mas pelo motivo de alguns moradores terem demonstrado sua insatisfação numa rádio, começaram a multar ainda ontem. “O secretário deu a ordem por que disse que bateram nele. Era pra ser uma ação educativa e já começaram a multar ontem, isso é gravíssimo”. Informou.

Bebé Taxista também fez uso da palavra e afirmou que a situação é muito complicada. “Devemos parar de só parabenizar, vamos cobrar também dos secretários, alguns nem recebem vereadores. Devem respeitar a Câmara. Secretários dando chá de cadeira em vereadores, isso vai acabar. Não legislamos para a prefeitura, fazemos isso é para a população”.

O presidente da Casa José Carlos Soares comentou sobre as padarias, açougues, quitandas e farmácias que acumulam prejuízos desde que essa mudança foi iniciada: “A rua estava a dez anos sem acidente e ontem foram registrados dois graves. Isso é um descaso com a sociedade e o povo, um absurdo. A Câmara deve ser ouvida, junto com a população”. Segundo ele, nunca viu o poder público dificultar e complicar a vida da sociedade e de uma cidade toda desse jeito.

No fim da audiência o requerimento foi aprovado e encaminhado ao executivo, dando o posicionamento da Câmara: Que não quer, nem aceita a mudança de via tão importante desta forma, ou de qualquer outra, pois está evidenciado que isto prejudica a população.

• 01/04/2018
  • Sidney Rodrigues