Vereadora Caetana participa da Marcha das Mulheres Negras

tema é contra o racismo, a violência e pelo Bem Viver

Imperatriz – A vereadora Edneusa Caetana Frazão, da Câmara Municipal de Imperatriz, participa nessa quarta-feira (18) em Brasília, da “Marcha das Mulheres Negras-2015”, cujo tema é: “Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver”.

A programação oficial começou ainda na segunda-feira (16) com a realização de palestras, oficinas e minicursos. O evento acontece no auditório do Museu Nacional da República. O “Cuidado entre ativistas para aliviar a curar as dores da violência” foi o primeiro tema abordado durante o encontro em Brasília.

Caetana Frazão observa que “a marcha luta em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras que representa hoje 49 milhões (pretas-pardas) espalhadas por todo o Brasil; contra o racismo, o machismo e a pobreza, com a desigualdade social e econômica”.

Também é uma luta o fortalecimento da identidade negra, pois tem sido prejudicado ao longo dos séculos pela construção negativa da imagem da pessoa negra, especialmente da mulher negra, desde a estética até ao papel social desenvolvido pelas mulheres negras.

“As mulheres negras continuam recebendo os menores salários e são as que mais têm dificuldade para entrar no mundo do trabalho”, observa ela, ao lembrar que a construção do papel social das mulheres negras é sempre pensada na perspectiva da dependência, inferioridade e da subalternização, dificultando “que nós podemos assumir espaços de poder, de gerência e de decisão”.

• 25/11/2015
  • Fábio Barbosa/Assimp