Audiência pública vai discutir luta pela terra em Imperatriz

Pelo menos três grandes áreas são alvo de conflito

Imperatriz - A audiência pública solicitada pelo vereador professor Adonilson (PCdoB) vai discutir nessa quarta-feira (3), às 9h, na Câmara Municipal, a  regularização fundiária - latifúndios urbanos e a luta pela terra em Imperatriz.

O vereador explicou que o direito à moradia e as condições necessárias para que milhares de famílias atinjam este objetivo deve ser amplamente discutido. “Por isto solicitamos à Câmara municipal o espaço para trazer este tema e envolver as entidades de defesa da luta  pela terra, os poderes públicos e as sociedade  nesta discussão de profunda importância social”, declarou Adonilson.

Em Imperatriz, pelo menos três grandes áreas são alvos de conflito entre supostos donos e famílias que lutam para garantir o direito à moradia e à dignidade.

A Vila Zenira é uma das áreas mais antigas em litígio. Uma construtora reivindica a posse dos lotes em desfavor das famílias que ocupam o local. “Estas tentativas de grilagem deixam as famílias às margens das políticas públicas enquanto o problema se arrasta por longos anos na justiça”, frisou o vereador Adonilson, acrescentando que acompanha há anos o drama dos moradores da Vila Zenira e vem intermediando melhorias para a comunidade junto ao poder público.

A outra área em questão está localizada no Parque das  Palmeiras II, onde as famílias que residem há muito tempo foram comunicadas oficialmente por um Mandado de Reintegração de Posse contestado pela Associação que representa os moradores.

“O vereador Adonilson solicitou que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara acompanhasse o caso e evitasse um confito entre as famílias e a polícia para o cumprimento do Mandado de Reintegração de Posse”, disse o vereador acrescentando que colocou à disposição das famílias a assessoria jurídica do gabinete.

• 03/09/2015
  • Fábio Barbosa/Assimp