Homenagem é marcada por reflexão sobre o exercício da advocacia em Imperatriz

Vereador João Silva que também é advogado, enalteceu a profissão

Imperatriz – Promovido nessa quinta-feira (13) no plenário Leo Franklin, da Câmara Municipal de Imperatriz, a sessão solene em comemoração ao 11 de agosto – Dia do Advogado. O evento contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Imperatriz, e reuniu autoridades políticas, judiciais e militares.

O vereador João Francisco Silva (PRB), que também é advogado, citou que a data foi instituída em 11 de agosto, no ano de 1827, com duas faculdades de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – transferida para cidade de Recife em 1854.

“Sem a presença de advogado não existe justiça, pois é essencial para o exercício da justiça. Já imaginou se o cidadão não tiver um profissional para defendê-lo? E as pessoas que antes tentam acusá-lo, e até condená-lo?”, questinou.

Silva lamentou que muitos colegas advogados tenham sofrido com delegados truculentos,  inclusive juízes que insistem em não respeitar esses profissionais. “Existem até embates com alguns juízes que acham que estão acima do advogado, embora a legislação equipara os advogados aos promotores e juízes diante de qualquer situação”, diz.

Ele disse que nestes últimos cinco anos tem feito valer o direito de advogar em Imperatriz. “Nada vai me intimidar; não devemos nos acovardar, somos operadores do direito, pessoas predestinadas para fazer cumprir a lei, e não abusá-la”, asseverou.

• 14/08/2015
  • Fábio Barbosa/Assimp