Mortandade de peixes vai ser discutida em audiência pública na Câmara Municipal

Em parceria com empresas privadas serão ouvidas sugestões para um projeto de diminuição dos impactos ambientais no Rio Tocantins

Imperatriz – Ao usar a Tribuna, durante a sessão desta terça-feira (14), o vereador Fidelis Rodrigues Uchoa (PRB) denunciou a mortandade de peixes no Rio Tocantins.  Segundo Uchoa algumas empresas são responsáveis pela falta de preservação e consequentemente pelo sumiço de alguns tipos de peixes característicos do rio, como Piau, Tucunaré e Mandi.

“O que está acontecendo é que gente não encontra mais esses peixes no comércio por causa da mortandade e da falta de preservação do nosso rio. Temos que ter a consciência e lutarmos pra trazermos de volta esses peixes pro nosso rio Tocantins.”

O vereador solicitou a realização de uma audiência pública com a participação do Ministério Público e das empresas Suzano, Caema, Iate Clube, o Náutico, proprietários de dragas, das geleiras, que são diretamente ligadas ao rio para juntos encontrarem soluções de preservação e para trazerem os alevinos de volta para o rio Tocantins. Segundo Uchoa esse projeto é possível, de acordo com ambientalistas consultados.

O Rio Tocantins, conforme informou o vereador Marco Aurélio Azevedo (PC do B) passa por diversos problemas como o desmatamento da mata siciliar, o açoreamento, os impactos das hidrelétricas, poluição, a pesca predatória e concordou que o assunto deve ser discutido também com a participação do IBAMA e da Marinha.

O vereador-presidente Hamilton Miranda (PSD) determinou que fosse marcada a data da audiência pública o mais rápido possível.

• 14/10/2014
  • Fábio Barbosa/Assimp