Atleta imperatrizense de taekwondo, terceiro lugar no ranking nacional usa a tribuna popular

O atleta Evandro Silva não tem patrocinador e pretende participar das olimpíadas de 2016

Imperatriz – O atleta imperatrizense Evandro Silva usou a tribuna popular da Câmara Municipal durante a sessão desta quinta-feira (11) para pedir apoio dos vereadores para participar do 5º Campeonato Brasileiro de Interclubes de Taekwondo, que vai ser realizado em Porto Alegre de 18 a 21 deste mês.

Silva tem 26 anos e pratica o esporte desde os 10. Hoje compete na categoria 58 quilos e já foi premiado inúmeras vezes inclusive em competições  internacionais. Em Las Vegas no mês de fevereiro deste ano conquistou o 2º lugar e na Argentina, no último mês de agosto o 8º lugar na sua categoria. Os vídeos das competições foram exibidos durante sua fala na tribuna.

“Esse campeonato vale 10 pontos no ranking nacional. Sou o terceiro do ranking. Pra eu chegar na seletiva dos jogos olímpicos a oportunidade é muito grande. Preciso do apoio porque sozinho eu não consigo e meu sonho é chegar nas olimpíadas.”

Segundo Silva, o presidente da federação já foi diversas vezes na secretaria de esportes e não conseguiu apoio. A justificativa é sempre a falta de recursos.

Indignação - Os vereadores ficaram indignados com a falta de apoio da secretaria de Esporte e Lazer, já que a sua única função, segundo eles é a de incentivar a prática de esportes. E o atleta que é uma referência nacional no taekwondo deveria ser patrocinado pelo município.

João Francisco Silva (PTB) ao usar a palavra sugeriu que fosse feito ao prefeito e a Secretário de Esportes uma indicação coletiva de patrocínio ao atleta.

“É o nome de Imperatriz que vai ser reconhecido nacionalmente. É até humilhante esse tipo de ajuda devido ao nível desse atleta. Além da indicação sugiro que seja feito com urgência um ofício para o Prefeito e o Secretário de Esportes e que seja entregue ainda hoje.”

Os vereadores Raimundo Nonato Gonçalves da Silva, Roma (PSL), Edneusa Caetana Frazão (PSDB), José Carlos Soares Barros (PTB), Antonio José Fernandes de Oliveira (DEM), Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PC do B), se manifestaram orgulhosos da trajetória do atleta e concordaram que além da solicitação ao Prefeito, vão ajudá-lo porque o campeonato é na próxima semana. José Carlos informou que já existe uma autorização dos vereadores na prefeitura para dar apoio aos atletas e atividades esportivas.

Rildo de Oliveira Amaral (SDD) sugeriu que o município use a licitação de passagens que já existe para a compra de passagens e que esse tipo de problema deveria ser resolvido na prefeitura.

“A secretaria de esportes é uma vergonha. Não pagou nem os árbitros que participaram dos jogos escolares. O estádio está abandonado. As quadras das praças não são zeladas. O campeonato amador não é realizado. Pra que serve essa secretaria, apenas pra pagar salários?” finalizou.

• 11/09/2014
  • Fábio Barbosa/Assimp