Solenidade de Corpus Christi: patrimônio cultural imaterial de Imperatriz

Com projeto de lei de autoria do vereador Carlos Hermes, a solenidade de Corpus Christi agora é patrimônio cultural imaterial de Imperatriz. A lei foi aprovada nesta quarta-feira 10/06/2020.  A celebração todo ano reúne centenas de fiéis no estádio Frei Epifânio D'Abadia, em 2020 devido a pandemia do coronavírus não será possível, mas a igreja tem programação online.

A festa de Corpus Christi em Imperatriz é a maior celebração de todo o Brasil, somando a cada ano mais católicos, em 2019 de acordo com dados da organização, cerca de 22 mil pessoas estiveram presentes no evento. Carlos Hermes autor da lei diz que a festa se torna maior a cada edição.

"É uma lei dialogada com a igreja Católica e com o Bispo da diocese de Imperatriz Dom Vilson Basso. Tornar a solenidade de Corpus Christi patrimônio cultural imaterial de Imperatriz é reconhecer o valor social da festa e garantir que ela continue sendo realizada ao longo dos anos", comentou o parlamentar.

Hermes lembra de Dom Gilberto Pastana, antigo Bispo da diocese, que deu o pontapé inicial para a grandeza da festa. "Desde 2010, o estádio Frei Epifânio D'Abadia é palco de uma manifestação de fé, solidariedade, esperança e crença na sagrada eucaristia", diz.

Segundo dados da diocese de Imperatriz os fiéis que prestigiam a festa vem também de estados vizinhos como Pará e Tocantins. Toda renda arrecadada com a venda de kits (Camiseta, vela, abano e boné) é direcionada a projetos sociais da igreja católica como a Fazenda da Esperança.

A festa católica realizada em Imperatriz entrou para o calendário nacional dos eventos religiosos, no ano passado foi transmitida pela Rede Vida de Televisão para todo Brasil.

Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Em muitas cidades brasileiras, é tradição ornamentar ruas com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa para os fiéis passarem.

Em Imperatriz é feriado instituído pela lei 370/85, mas devido ao longo tempo de comércio paralisado a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII anunciou que vai abrir as lojas na quinta-feira.

• 07/07/2020
  • Fábio Barbosa