Valorização do profissional de Imprensa é discutida em Audiência Pública na Câmara Municipal de Imperatriz

SINDIJORI, AIRT, UFMA e vários representantes da área se fizeram presentes

Atendendo solicitação do vereador Josevan Marques (PDT) foi realizada na manhã desta sexta (21), audiência pública que debateu sobre “A valorização do profissional de imprensa no âmbito da administração pública e sua participação nos certames promovidos pelo município”.

Participaram os representantes de TVs e rádios locais, do SINDIJORI (Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de Imperatriz), da AIRT (Associação de Imprensa da Região Tocantina), o coordenador do curso de jornalismo da UFMA, advogados, jornalistas, cinegrafistas, redatores, repórteres, apresentadores e os vereadores José Carlos Soares (PATRIOTA), Adhemar Freitas Jr (PSC), Sargento Adelino (SOLIDARIEDADE) e Aurélio Gomes (PT).

Josevan assumiu o comando dos trabalhos e tratou sobre a situação dos concursos públicos não contemplarem os profissionais da imprensa, pois não existe um só jornalista concursado nesta função. A audiência tratou da importância da inclusão e da valorização profissional desta categoria.

Após um breve histórico de como é importante a realização de concurso público e a iniciativa da casa de leis, que vai respeitar leis e valorizar a classe, os Presidentes do SINDIJORI, Francisco Cordeiro e da AIRT, Gonzaga Silva, evidenciaram como os sindicatos são importantes e que sejam unidos, com a participação e união da classe, além da valorização e apoio para que consigam continuar fazendo esse relevantes serviços a sociedade. Através da audiência foram dados os primeiros passos para a valorização dos profissionais de Imperatriz e região. Foi o início da valorização da categoria e a importância das assessoria, do concurso para esses trabalhadores, para que tenham espaço em órgãos públicos e privados. A imprensa é o 4º poder mas não se posiciona dessa forma principalmente em Imperatriz. Informaram que sindicato e associação estão unidos, de mãos dadas nesse proposito, fazendo acontecer e tudo se inicia com essa atitude, colocando a união como palavra de ordem e a força de todos.

A coordenação da UFMA representada pelo professor Carlos Alberto Claudino Silva disse que a discussão é relevante no Brasil inteiro e hoje existem mais de 300 formados atuando na imprensa local e regional. A primeira turma foi em 2010 e já tem especialização e mestrado do curso e sua importância deve ser discutido, pois existe o espaço para atuar, mais é pouco valorizado e pouco remunerado. A profissão é importante e diferenciado dos outros, pois lida com a informação e a forma que se leva para o público, a forma de agir e pensar o que desmotiva muitos profissionais. A importância, os problemas, as relações, os espaços e que haja a visibilidade para que os objetivos sejam alcançados.

Foi aberta dentro do papel da imprensa a lei de abuso de autoridade, onde o advogado Nilton Paz fez explicações e esclarecimentos no que é relacionado à imprensa. Citou casos e fez o paralelo entre a justiça, a lei e como os formados na área devem proceder e que a imprensa pode ficar tranquila, pois a lei só é aplicada quando existe dolo ou para mostrar ou expor algum acusado como troféu. Adelino comentou que essa lei veio para proteger os poderosos, que desviam recursos públicos e não querem ser expostos, serviu apenas para blindar quem anda a margem da lei e que o bandido agora tem superproteção.

Os profissionais da Imprensa deixaram claro que é importantíssima a iniciativa e que é necessário um maior engajamento dos integrantes da área.  Que as câmeras, os microfones, canetas estejam a sérvio da verdade e na coletividade do meio para que sejam mais bem remunerados e reconhecidos, pois temos repórteres reconhecidos nacionalmente e sua importância deve ser levada em conta, agindo de forma institucional e fortalecendo a categoria.

As mudanças do País foram conseguidas graças a liberdade de Imprensa e por conta dela o Brasil tem avançado.

Os jornalistas Claudir Porcino e Domingos Cezar entendem que dificilmente o município fará um concurso, pois é do interesse do executivo que se faça assessoria e não jornalismo e que infelizmente quem trabalha na imprensa só é notado quando faz alguma crítica. Esperam a valorização, mas isso está longe de acontecer.

Uma das intenções do vereador Josevan é que seja criado um sistema de comunicação WEB (tv/rádio) para servir como laboratório para estudantes e graduados em jornalismo ou a reativação do sistema público de tv/rádio onde serão absorvidos centenas de profissionais com e sem concurso, por capacidade técnica como editores, produtores, radialistas e serem aproveitados. O que não se pode aceitar é um município com mais de 10 mil funcionários não ter um só concursado na área.

A audiência gerou uma carta de intenção, um manifesto, para que o executivo possa realizar concurso público na área, reativação da tv pública ou criação de sistema WEB e que o atual gestor e os candidatos possam lutar pelos direitos da categoria, através da ocupação dos espaços relativos à ela, nos certames não só de prefeituras e administração, mas no judiciário, legislativo, em empresas públicas e privadas do município.

• 26/02/2020
  • Fábio Barbosa