SELO UNICEF - Promover Práticas de Enfrentamento ao Racismo e outros tipos de discriminação foram pauta de Audiência Pública na Câmara

A pedido e sob o comando da presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Lazer e Turismo, vereadora Fátima Avelino (MDB), aconteceu na manhã desta segunda (09), audiência pública com o tema “Promover Práticas De Enfrentamento Ao Racismo, Contra A  Identidade Negra Ou Indígena”, atendendo solicitação comunitária do Sr. Alberto Clézio, articulador municipal do SELO UNICEF.

Alberto explicou que a audiência é uma das ações obrigatórias para a metodologia do Selo Unicef, realizada pelo Núcleo de Jovens Adolescentes e tem o objetivo de promover a pratica do enfrentamento ao racismo e convida toda a sociedade e instituições de ensino para debater criar diretrizes, garantir as políticas do que preconiza a lei e o plano de educação sobre o combate a transtornos desencadeados por preconceitos e juntamente com a juventude, refletirmos como que é feito esse combate e o que que é implementado, inclusive dentro de casa. Enfrentar essa prática dentro das escolas, dentro das instituições, em espaços públicos e o que está sendo feito para combater.

A audiência é o final de uma combinação de todo trabalho que foi feito dentro do município, com palestras dentro das escolas, teatro, programas sociais oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e a avaliação, na pratica do que está sendo feito pelos orientadores sociais e educadores. Esta é a última etapa para que o município possa pontuar para receber a premiação do Selo Unicef. Participaram a UEMASUL, secretaria de educação, serviço de convivência, profissionais do CRAS, Sociedade Civil, Conselho do Direito da Criança e do Adolescente e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, discutindo essa temática.

A Presidente da sessão Fátima Avelino considerou a audiência positiva pois todos os presentes se empenharam e se envolveram realmente com as diretrizes. Agradeceu a participação de todos e deixou a abertura para que os movimentos contem com o apoio da Câmara Municipal, que estará sempre pronta a ajudar nas áreas sociais, culturais e de convivência familiar.

• 09/12/2019
  • Sidney Rodrigues