Vereador Pedro Gomes pede que a Unidade Mista de Saúde da Vila Nova, volte a funcionar em regime de urgência e emergência 24 horas

Mais de 30 mil pessoas precisam do posto funcionando novamente

Em sessão ordinária nesta semana, seguindo o regimento interno e após ouvir o plenário da casa de leis, o vereador Pedro Gomes (PSC) conseguiu ter aprovada a indicação de número 417/2019 que pede ao governador Flavio Dino, ao secretário de saúde de estado Carlos Lula, ao prefeito Assis Ramos e ao secretário de saúde do município Alair Firmiano, que a Unidade Mista da Vila Nova volte a funcionar em regime de urgência e emergência ou seja transformada em uma unidade de pronto atendimento (UPA).

Antes a unidade mista atendia no onde sempre foi, na esquina das ruas dom Marcelino e avenida São Sebastiao, atendendo ao bairro Vila nova e todas as regiões circunvizinhas, quando aconteceu o incêndio no socorrinho a unidade foi transferida para lá. Ficou funcionando até terminarem os serviços de reforma e concerto do prédio no centro. Quando o hospital infantil voltou a atender, o posto de saúde da Vila Nova foi desativado e assim se encontra até hoje, causando um grande transtorno aos moradores daquele bairro e de todos os outros que dependem desses atendimentos. Quando a unidade estava funcionando de forma ininterrupta do outro lado da BR-010, desafogava as demanda do HMI (Socorrão).

“A indicação tem o objetivo de lutar pelo bem comum, pois ao longo dos anos quando foi construída, atendia urgência e emergência, mas há mais de 01 ano estava funcionando lá o socorrinho e ele já retornou ao seu local de origem. O prédio está parado e o posto de saúde em casas alugadas, por isso faço essa indicação às autoridades competentes, para que retornem a unidade mista de saúde para a grande Vila Nova, para que possam ser atendidas mais de 30 mil pessoas que precisam de atendimento de qualidade. Na última audiência pública o secretário disse que iria fazer uma extensão do socorrão, e chegou a hora. A população exige isso. Peço a Deus que possa tocar o coração destas autoridades e assim salvar vidas”, disse

O posto de saúde da Vila Nova está funcionando em dois locais: No Jardim são Luís e na rua Bandeirantes na Vila Nova em pontos alugados. O posto oficial está parado. O pedido atende ao clamor da comunidade e o vereador faz com que ecoe essa solicitação na tribuna da câmara, solicitando essa parceria entre estado e município e assim melhorar a qualidade de vida do povo de toda aquela região.

Vários outros vereadores subscreveram a indicação.

• 27/11/2019
  • Sidney Rodrigues