NOMEAÇÃO JÁ! Exigem os aprovados em concurso da guarda municipal de Imperatriz

Na manhã desta terça (19), na Câmara Municipal de Imperatriz, compareceram em ato de protesto, mas de forma ordeira e organizada os guarda municipais que passaram em concurso público, estão há 05 meses recebendo uma ajuda de custos mas nunca foram nomeados. Diante da ação dos futuros servidores, o presidente da casa legislativa decidiu suspender a sessão ordinária e abrir a tribuna para a fala dos vereadores e dar espaço às reivindicações dos manifestantes.

Fruto de promessa de campanha do prefeito Assis Ramos, a guarda municipal passou por concurso, TAF (Teste de aptidão física) e treinamento, como dizia no edital, mas logo após a conclusão das etapas, a gestão apareceu com novas exigências que não estavam contidas no regulamento ou em qualquer outra publicação, o que vem causando um prejuízo não só financeiro, mas psicológico em muitos aprovados, que deixaram empregos e se dedicaram aos estudos para enfrentarem as provas e hoje estão sem saber o futuro do cargo, ou mesmo da própria guarda.

O vereador Ricardo Seidel que desde o início do movimento, vem dando apoio e assistência aos guardas, subiu à Tribuna Freitas Filho e falou da situação alarmante de insegurança pública, violência e falta de proteção ao cidadão e aos patrimônios do município de Imperatriz. Que o sentimento de insegurança em várias áreas da cidade só aumenta e que tudo isso poderia ser diminuído com esses servidores trabalhando de forma efetiva nas ruas da cidade, pois esse foi o objetivo, de acordo com o próprio prefeito, quando da criação da guarda municipal, mas que o descaso é tão grande que mesmo um projeto do próprio executivo, não é implantando, nem levado a sério.

“Essas pessoas passaram em concurso, fizeram o TAF e curso de formação. De acordo com a gestão municipal, haveria um reforço com 86 guardas municipais no aniversário de Imperatriz, que foi há cinco meses atrás. Não estão na rua, e não conseguem trabalhar pela incapacidade do comandante, sr. José Ribeiro que está recebendo, mas não tem capacidade nenhuma para fazer esse trabalho. Além disso falta com a verdade, engana a população nas tvs, rádios e redes sociais, dizendo que os aprovados precisam de um novo curso que não estava previsto em edital, nem como pré-requisito. Arrumaram um pretexto para não nomear. Daqui a pouco chegam as eleições e eles não poderão assumir. Não resolvem um problema criado pela própria gestão, ou simplesmente querem usar essas nomeações como moeda de troca para apoio na próxima eleição”.

Ainda segundo o vereador, a guarda municipal está pronta. Custa em média 100 mil reais por mês. Já é meio milhão de reais só de julho até aqui e não há interesse ou posicionamento do executivo. Ricardo Lembrou que foi feita audiência pública com promotores, guardas municipais, representantes da segurança pública e o comandante Ribeiro não compareceu, mas meio dia estava dando entrevista e colocando a culpa na Policia Federal, dizendo que a instituição era lenta e que o processo era demorado.

“Eu mesmo fui até a PF com oficio solicitando as informações e a resposta que tive foi que além de faltarem documentos, a prefeitura não resolveu as pendências, além disso a delegacia de Polícia Federal disse que comunicou isso imediatamente, não ouve demora ou dificuldade. A prefeitura nada fez, mas mentem diariamente. Dizem que os guardas só vão ser liberados após o curso para porte e posse de arma, mas a PF está à disposição, o que está faltando mesmo?”, disse.

Seidel encerrou afirmando que estão enganando os guardas, e pediu nomeação já! Satisfação e respeito para com eles, suas famílias, com o parlamento e que as mentiras contadas na tv, rádios e redes sociais servem como prova da enganação. O vereador prometeu para os próximos dias manifestações junto com os aprovados em concurso e mais os parlamentares de oposição, esperando uma resposta convincente da administração que não respeita ninguém.

• 21/11/2019
  • Sidney Rodrigues