MULHERES NO PODER - Audiência publica discute a importância da mulher na política

A discussão aberta sobre esse tema é uma das exigências para que o município receba o Selo Unicef

A pedido da comissão permanente de Educação, Cultura. Lazer e Turismo que tem como membros os(as) vereadores(as) Maura Barroso, João Silva, Ricardo Seidel, Alberto Sousa, Pedro Gomes, Pimentel; e Fátima Avelino como presidente, aconteceu na manhã de ontem (24) audiência publica com o tema: “Promover a Educação para Cidadania Democrática da Mulher na Política”. Contou com a participação de várias secretarias do município, entidades da sociedade civil organizada e autoridades.

De acordo com as falas das vereadoras Maura Barroso, Fátima Avelino, Terezinha Soares e Irmã Telma, as mulheres precisam romper barreiras predominantes na política. O preconceito deve ser enfrentado para que elas contribuam cada vez mais com a sociedade e as causas femininas. Devem ocupar espaços de poder e decisão, que é um direito conquistado. A violência frequente, é pouco comentada, mesmo com marcas explicitas, mas ferem também a autoestima, intimidam e ridicularizam, limitando seus direitos como cidadãs.

A Câmara Municipal de Imperatriz se destaca com leis de combate à violência contra a mulher, onde se destaca o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio em Imperatriz e o Dia Municipal da Não Violência Contra a Mulher. Ambas da vereadora Maura Barroso, sancionadas pelo executivo.

“É notório o crescimento dos debates relacionados às questões femininas que ganham espaço no cenário político através dos avanços conquistados. Sonhamos com uma maior igualdade entre homens e mulheres no processo eleitoral", relatou Irmã Telma.

Ao final Fátima Avelino destacou o trabalho de cada um dos presentes ao evento e agradeceu ao CRAS, CREAS, a casa do Idoso, ao SISAM, Secretarias de Saúde, de educação, de meio ambiente, da Mulher, ao programa Criança Feliz,  a Central Social, presidentes de associações, imprensa, a todos os vereadores presentes e ao deputado Rildo Amaral que também participou. Informou que acontecera outra audiência dia 05 de dezembro e encerrou os trabalhos.           “Iremos continuar vencendo os preconceitos e lutando pelo nosso espaço que às vezes é negado em nossa própria casa e nas nossas famílias. Ocupar espaços de poder e decisão também é um direito nosso!”, finalizou.

• 25/10/2019
  • Sidney Rodrigues