MUSEU MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - “Precisamos contar o legado dos nossos antepassados e manter viva a historia de Imperatriz”, diz Maura Barroso

O pedido para a implantação foi uma das primeiras indicações apresentadas pela vereadora na Câmara

Uma das primeiras indicações de autoria da vereadora Maura Barroso (Pros) apresentada e aprovada na câmara foi a solicitação encaminhada ao executivo para a criação do Museu Municipal de Imperatriz, assim que assumiu o mandato em 2017.

“É uma reivindicação antiga à qual me junto agora como parlamentar, pois antes, em minha militância nos movimentos sociais, especialmente quando ainda exercia a função de presidente do Conselho Municipal do Idoso, já tratávamos desse assunto”, declarou.

Segundo ela, há um grande acervo histórico, bibliográfico, biográfico, iconográfico e de materiais em mãos das famílias dos primeiros moradores e também dos imigrantes que chegaram à cidade a partir do final da década de 50. “O museu seria o espaço ideal para despertar a curiosidade, além de colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais”, explica a parlamentar.

O assunto voltou a ser discutido na manhã da ultima terça (08), durante o uso da Tribuna Popular, onde o pesquisador e professor Luiz Pereira Santiago, versou acerca do acervo arqueológico da historia de Imperatriz e apresentou mais de duas décadas de suas pesquisas e acervo na área.

Nesse contexto, Maura Barroso parabenizou a iniciativa do professor em ter discorrido sobre o tema e afirmou: “precisamos contar o legado dos nossos antepassados e manter viva a história de Imperatriz, bem como dos visitantes e de todos os cidadãos da nossa querida cidade. Parabenizo o professor por esta bela e nobre iniciativa de preservar a memória de um povo e a história de uma cidade”, finalizou.

Além do professor Luiz Santiago, também fizeram parte da tribuna a arqueóloga e historiadora, professora Daniela Morais (UEMA SUL) e a historiadora e professora, Maria Aparecida Correa Custodia (UFMA).

• 16/10/2019
  • Cleber Carvalho