Indicação solicita construção de hospital veterinário em Imperatriz

A Câmara Municipal de Imperatriz aprovou a Indicação nº 58/2025, de autoria do vereador Rodrigo Brasmar (PSDB), que solicita ao Governo do Maranhão a realização de uma parceria para a construção do Hospital Veterinário de Imperatriz. O objetivo da proposta é garantir atendimento gratuito e de qualidade para animais em situação de vulnerabilidade, além de auxiliar a população de baixa renda que necessita de serviços veterinários acessíveis.
A solicitação foi encaminhada ao governador do estado, Carlos Orleans Brandão Júnior; ao secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira Filho; aos deputados federais Hildelis Silva Duarte Júnior e Josivaldo dos Santos Melo; ao presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL), Vagtônio Brandão; bem como ao gestor municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
A indicação reforça um pedido já feito anteriormente, por meio de ofício, ao Governo do Estado, visando viabilizar a implantação e o início das obras do hospital veterinário. O vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) destaca que a iniciativa busca suprir uma demanda crescente da cidade, oferecendo atendimento clínico, cirúrgico e de emergência para animais domésticos e em situação de rua.
O vereador Whanderson Manchinha (MDB) solicitou a subscrição da indicação, e parabenizou o autor da proposta, além de destacar a relevância do tema no parlamento. “Faço referência à Câmara Municipal de Imperatriz, que há tempos se preocupa com essa pauta tão importante, com indicações anteriores feitas pelos vereadores Fábio Hernandes e Alberto Sousa. Isso só reforça o compromisso desta Casa com a causa animal”, afirmou.
A indicação recebeu apoio de diversos vereadores, incluindo Rubinho Lima (Mobiliza), Whallassy Oliveira (PT), Rosângela Curado (PL), Francisco Messias (PDT), Júnior Gama (PSD), Jorgiana da Boca da Mata (PL), Raymara Lima (PSD), Aurélio Gomes (PT) e Mesaac Cirqueira (Avante). O presidente da Casa, vereador Adhemar Freitas (MDB), também manifestou apoio e solicitou sua inclusão para subscrever a matéria.