Emoção e homenagens marcaram Sessão Solene para o Dia da Mães

.

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou na manhã de quinta-feira (11), a Sessão Solene em homenagem ao Dia das Mães, a data é comemorada anualmente todo segundo domingo de maio, a antecipação faz parte do calendário de eventos do parlamento como forma de valorizar as ações humanas, que nesta ocasião nos convida a refletir sobre a importância da figura materna em nossas vidas.

Com o Plenário lotado, a solenidade foi presidida pelo vereador Alberto Sousa (PDT), que abriu o evento convidando a vereadora Cláudia Batista (PTB) para a leitura bíblica (Êxodo 20:12) com palavras de reflexão, seguido da apresentação musical do jovem saxofonista João Marcos, com hino nacional e imperatrizense.

Registramos a presença dos convidados: Secretário de Educação Municipal José Antônio e Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

“A Câmara Municipal de Imperatriz sente-se honrada em poder neste dia homenagear aquela que, despojando-se da vaidade de uma realização pessoal, entrega-se em doação a sua família, ao seu trabalho, e, sem qualquer recurso especial, renova a vida de quem dela se cerca. Foi para vocês, mamães, que preparamos esta homenagem”, agradeceu o presidente Alberto Sousa.

Foram entregues às homenageadas escolhidas pelos vereadores o Troféu “Hilda Rocha Cortez”, honraria dada às mulheres, empreendedoras, mães e guerreiras que contribuíram com suas principais ações de valores: a educação e o amor. Não se edifica uma cidade sem homens e mulheres de bem.

AS HOMENAGEADAS

Antônia Florismar Moraes dos Santos (por Adhemar Freitas Jr.)

Raymara Adriano Mesquita Batista (por Alberto Sousa)

Domingas Pinto Silva (por Antônio Pimentel)

Francisca de Sousa Araújo (por Aurélio Gomes)

Maria Luzimar Oliveira da Silva (por Bebé Taxista)

Jacinta Lima Ramos (por Berson do Posto Buriti)

Maria do Carmo de Sousa Lima (por Carlos Hermes)

Lucia Regina Costa da Silva Barros (por Chiquim da Diferro)

Miriam Matos Cardoso (por Claudia Batista)

Maria de Lourdes Sá Nascimento (por Francisco Messias)

Gislaine Lopes de Menezes Silva Pereira (por Jhony Pan)

Ana Tereza Martins (por João Silva)

Elizabeth Nascimento de Sousa (por Renê Sousa)

Carmelita Fortes (por Rogério Avelino)

Derocy dos Reis Marinho (por Wanderson Manchinha)

Francisca das Chagas Sérgio Silva (por Zesiel Ribeiro)

As vereadoras eleitas em 2020 Claudia Batista (PTB) e Terezinha Soares (PRB) foram homenageadas pelo presidente da Câmara Alberto Sousa, em nome de todas as mães imperatrizenses.

A PRIMEIRA VEREADORA DE IMPERATRIZ

Hilda Rocha Cortez, filha de e Guilherme e Maria Cortez, nascida em maio de 1933 e falecida em 2020 aos 86 anos, casada com Pio Lima e Silva e mãe de seis filhos, foi agente auxiliar das companhias de aviação Condor e Cruzeiro do Sul na empresa de seu pai. Filha de família tradicional da cidade, dona Hilda Rocha Cortez foi a primeira mulher eleita vereadora no Município de Imperatriz para o mandato de 31 de janeiro de 1955 a 3 de maio de 1958.

Seu nome encontra-se definitivamente inscrito na história de Imperatriz por ser ela um exemplo de pioneirismo que enfrentou adversidades, inclusive o preconceito ao disputar uma cadeira no Parlamento Municipal, até então marcado pela presença masculina, apresentando-se como fonte de inspiração para as mulheres que ainda ocupam pouco espaço no âmbito político.

Por seu pioneirismo, a Câmara Municipal criou em 2015, o Troféu “Hilda Rocha Cortez”, honraria conferida às mães com atuação nas mais diversas áreas, que tenham contribuído para o desenvolvimento de Imperatriz.

Assista esta Sessão Solene em nosso Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3vuz2HLOLWI

• 11/05/2023
  • Ingrid Chaves