Chiquim da Diferro solicita a criação do “Programa Primeiro Emprego Municipal”

A proposta foi apresentada como indicação pelo vereador

De autoria do vereador Francisco Rodrigues da Costa, o Chiquim da Diferro (DEM), foi apresentada indicação ao prefeito Assis Ramos, nesta quinta-feira (18), da criação do programa “Primeiro Emprego Municipal”.

O parlamentar destacou que com a pandemia o desemprego aumentou muito em Imperatriz e é importante que a prefeitura veja a possibilidade de criação do Primeiro Emprego Municipal, que ajudaria muito os jovens que estão desempregados, necessitando arrumar uma vaga no mercado de trabalho.

Adhemar Freitas Jr. (SOLIDARIEDADE) comentou que neste momento de crise econômica gigantesca é muito importante que haja uma promoção por parte do poder público, para que os jovens consigam entrar no mercado de trabalho.

“Imaginem um jovem de 18 anos saindo do seu curso técnico, com o desejo de começar a trabalhar. Bate em uma porta e em outra, mas nada consegue. Em meio à crise, começa a desanimar, e muitos pais relatam a situação dos filhos que estão entrando em depressão por não conseguirem trabalho, o primeiro emprego e assim começarem a vida profissional. É muito importante e mais do que justo, que o poder público apoie esta inciativa e assim possa dar oportunidade aos jovens de nossa cidade”, disse.

Os vereadores presentes na sessão ratificaram a importância deste projeto, pois a juventude está encontrando portas fechadas e passando por momentos muito difíceis.

Manchinha falou sobre oportunidades que conseguiu aos 13 anos. Graças a isso teve uma mudança de vida, pôde conquistar uma família, dar dignidade a ela e que tudo foi graças ao trabalho. Afirmou que os jovens querem trabalhar, mas não tem como, pois as empresas pedem experiencia e não há onde obter.

Oportunidades mudam as pessoas e os vereadores entendem que são instrumentos desta mudança. Muitos comércios demitiram e estão sem condições de contratar. Com o primeiro emprego não só os jovens serão favorecidos, mas ao próprio comercio. Pedem também a possibilidade de um treinamento, para que a cobrança de experiencia possa ser vencida.

A indicação foi aprovada por unanimidade.

O presidente Alberto Sousa (PDT), afirmou que a CMI irá unir forças com o executivo para neste momento construir condições de dar essa resposta a sociedade.

• 20/03/2021
  • Fábio Barbosa