Cerimonialistas de Imperatriz são homenageados na Câmara Municipal

Tribuna celebrou o Dia do Cerimonialista, reconhecendo a importância da categoria na organização de eventos oficiais e no fortalecimento da economia local

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma tribuna popular em homenagem ao Dia do Cerimonialista, comemorado anualmente em 29 de outubro. O encontro reuniu diversos profissionais do setor e destacou a relevância da categoria para o município. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 1.540/2025, que oficializa a celebração no calendário local.

A cerimonialista da Câmara de Imperatriz, Andreia Epifânio, utilizou a tribuna para agradecer o espaço concedido em reconhecimento aos profissionais, destacando o momento como símbolo de respeito e valorização daqueles que zelam pela condução dos atos oficiais da Casa Legislativa. A presidente da Associação dos Cerimonialistas de Imperatriz, Rodineia Oliveira, celebrou a data agradecendo a todos pelo espaço concedido e pelo reconhecimento.

A chefe do Cerimonial da Prefeitura de Imperatriz, Lizandra Carvalho, também participou do evento e ressaltou a importância dos cerimonialistas na organização de eventos públicos e privados. Com 21 anos de experiência, Lizandra lembrou que o papel do cerimonialista vai além da execução de cada evento, envolve o cuidado com os detalhes para que histórias sejam contadas com beleza, respeito e significado. “Além da emoção, há algo que poucos veem, que é o impacto positivo na economia, com cada evento movimentando uma cadeia produtiva. Para que tudo saia da melhor forma possível, é necessário contratarmos diversas empresas e produtos”, afirmou.

Lizandra destacou ainda o efeito multiplicador do setor de eventos na economia local, com contratações diretas e benefícios indiretos. “Os eventos realizados na cidade recebem visitantes que utilizam hotéis, meios de transporte, restaurantes e o comércio local, movimentando toda a rede produtiva”, pontuou. Segundo o Radar dos Promotores de Eventos, em 2024 o setor movimentou mais de R$ 108 bilhões no país, com crescimento de mais de 60% na geração de empregos em relação ao período pré-pandemia, demonstrando a força econômica da área.

“Em nossa cidade não é diferente. A cada ano cresce o número de pessoas que empreendem nesse setor, gerando emprego e renda. Somos nós que planejamos e executamos eventos únicos e inesquecíveis. Ser cerimonialista é ter nas mãos um fio invisível que une tudo isso”, finalizou Lizandra Carvalho.

 


  • 29/10/2025
  • Departamento de Comunicação
  • Wallisson Santos