Câmara realiza entrega da Comenda Hilda Rocha Cortez, em homenagem às mães de Imperatriz

Vereadores realizaram na manhã desta quinta, homenagem ao mês das mães em solenidade especial

Em Sessão Solene Especial nesta quinta-feira (13), pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Imperatriz homenageou as mães imperatrizenses com a entrega da Comenda Hilda Rocha Cortez. A honraria foi criada em 2015 através de projeto de autoria do ex-presidente José Carlos Soares.

Regimentalmente cada vereador tem o direito de indicar duas mães, mas este ano que ainda sofre as consequências da pandemia, e seguindo os protocolos de combate a covid-19, cada vereador pôde indicar 01 homenageada, que foi acompanhada de 01 convidado (a).

A solenidade foi aberta pelo presidente Alberto Sousa (PDT), este passou o comando da mesa para a vereadora Cláudia Batista (PTB), que foi secretariada por Terezinha Soares (REPUBLICANOS). Alberto fez um breve histórico da criação do dia das mães e enfatizou que o mês de maio foi escolhido porque é quando começa a primavera, período de crescimento das flores e pediu que todos tenham no coração essa capacidade de reconhecer e homenagear as mães, que são seres abençoados.

Cláudia, representando os demais parlamentares, usou a Tribuna para fazer um discurso de homenagem às mães de Imperatriz. 

“Hoje é um dia especial, com a casa cheia de mamães mesmo que de forma reduzida. Nos orgulhamos de receber todas. Poucas palavras são tão pronunciadas e recebem tantas definições quanto a palavra mãe e isto tem razão de ser. Comporta aspectos biológicos e psicológicos da maior importância para o desenvolvimento do ser humano. É fonte de nutrição, um ser destinado ao cuidado com os filhos. Deus confiou o seu maior projeto nas mãos de uma mulher. Um projeto para salvar a humanidade através de Maria, um ser que não recua e está sempre a cumprir a missão, que foi entregar seu filho numa cruz, dando continuidade ao plano divino. Meu maior sonho ao me casar era ser mãe e fui presenteada com três filhos. Sonhem, acreditem e mesmo diante dessa pandemia que tirou muitos filhos e mães, continuem se mantendo fortes e gratas, não deixem ninguém nem nada lhe frustrar, pois somos geradoras de sonhos e fomos agraciadas com o maior projeto que poderia vir a esse mundo, que foi Jesus”. 

Na sequência foram entregues as comendas e as homenageadas simbolicamente levam os cumprimentos dos parlamentares a todas as mães imperatrizenses.  

As agraciadas:

·         Raylanny Moraes Brito, maranhense, casada, mãe de dois filhos, assessora parlamentar da casa, representando todas as mães da Câmara Municipal de Imperatriz – homenageada por Alberto Sousa.

·         Maria de Fátima Valero da Silva, de Esperantinópolis-Ma. Há mais de 40 anos em Imperatriz, casada, mãe de 7 filhos, 14 netos e 2 bisnetos. Profissional do lar – homenageada por Adhemar Freitas Jr.

·         Maria José da Silva, maranhense, filha de Davinópolis, 61 anos, mãe de 5 filhos e avó de 11 netos, uma mulher trabalhadora, guerreira e batalhadora que sempre fez de tudo para daro melhor aos filhos. Homenageada por Alex Silva.

·         Thaís Henrique Silva, 28 anos, de Imperatriz, casada e mãe de 2 filhos, trabalha há 7 anos no bolsa família e é Entrevistadora Social. Homenageada por Pimentel.

·         Edileuza da Silva Lima Rodrigues, mãe de 2 filhos, viúva, que perdeu o esposo a dois meses para a covid-19. Técnica de enfermagem que luta na linha de frente contra a pandemia. Sua dor, sua luta e sua trajetória nos lembra como uma mãe, cuida e zela por tantas vidas. Homenageada por Aurélio Gomes.

·         Kenya de Oliveira Sousa, maranhense, imperatrizenses, 45 anos, bacharel em Serviço Social e atua profissionalmente como Agente Comunitária do SUS, mãe de 3 filhos e avó de uma neta. Se dedica a atividades políticas e sociais em sua comunidade. Homenageada por Bebé Taxista.

·         Simone Magalhães da Silva Vieira, casada, mãe de 2 filhos, Gestora de Recursos Humanos, Técnica em Segurança do Trabalho, natural de Tianguá Ceará, reside em Imperatriz há 19 anos, trabalha na UPA da Bernardo Sayão há 08 anos e atualmente exerce o cargo de supervisora. Homenageada por Carlos Hermes.

·         Maria da Conceição Gomes Barbosa, formada em Serviço Social, Assessora Parlamentar, mãe de 2 filhos, esposa do Sargento Ramos, reside e se dedica ao bairro Ouro Verde. Homenageada por Chiquim da Diferro.

·         Antônia do Carmo Bezerra, Apóstola, natural de Rosário. Em Imperatriz há mais de 40 anos, sua vida é dedicada em fazer a obra de Deus na cidade e em toda a região. Homenageada por Cláudia Batista.

·         Arlete Melo Amaral, maranhense, filha de Imperatriz, casada, mãe de 2 filhos, formada em enfermagem, trabalha no Hospital Materno Infantil de Imperatriz. Homenageada por Flamarion Amaral.

·         Terezinha dos Santos Galeno, de Caxias-MA, há mais de 25 anos em Imperatriz, viúva, mãe de 02 filhos, assumiu a panelada Cruzeiro do Sul quando seu esposo foi assassinado, suprindo as necessidades de toda a família. Homenageada por Jhony Pan.

·         Zeneide de Castro Pereira, 77 anos, viúva, teve 12 filhos, todos de parto natural e em casa, tem 20 netos e 15 bisnetos. Homenageada por João Silva, que foi representado por sua secretária Karla Mayra.

·         Auzéria Bomfim Bezerra, de Independência no Ceará, em Imperatriz desde 1982, trabalhou no SESI como professora e no movimento produzir pra libertar com o cargo de diretora e Odete Silva Carvalho, de Esperantinópolis Maranhão. Começou a trabalhar aos 12 anos, teve muitas dificuldades para criar os filhos, e após vencer adotou mais um filho. Homenageadas por Manchinha.

·         Maria do Carmo Aquino Nascimento, 79 anos, de Teresina Piauí, veio ainda bebê para Imperatriz, já foi professora e cantora, na cidade constituiu família. Homenageada por Renê Sousa.

·         Assimara Marta Rocha de Carvalho Moreira, maranhense, filha de Imperatriz, 36 anos, viúva, perdeu seu esposo pela covid-19, mãe de 4 filhos e enfermeira. Homenageada por Ricardo Seidel.

·         Rosane Chaves da Paz, esposa, mãe, de Lago da Pedra, reside em Imperatriz há 30 anos. Trouxe toda sua família para o município. Graduada em pedagogia e serviço social, pós graduada em gestão escolar. Coordena a Casa da Criança. Homenageada por Rogério Avelino.

·         Erisvane de Sousa Ribeiro, foi homenageada por Rubinho Lima.

·         Juliana Silva Barros de Melo, terá seu primeiro filho este ano e foi homenageada por Terezinha Soares.

·         Andréia Epifânio Saraiva, imperatrizense, mãe, viúva, cerimonialista e que atua com muito orgulho no cerimonial da Câmara Municipal. Foi homenageada por Zesiel Ribeiro.

  • 13/05/2021
  • Fábio Barbosa
  • Sidney Rodrigues - ASSIMP