Câmara presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Vereadoras Cláudia Batista e Terezinha Soares presidiram a Sessão

A CMI preparou nesta terça, 09, homenagem especial pelo Dia Internacional da Mulher em Sessão Solene. Na ocasião, os vereadores participaram de forma remota seguindo portaria que limita a entrada no parlamento. Cláudia Batista (PTB) e Terezinha Soares (REPUBLICANOS) foram as presidentes.

Seguindo todos os protocolos de combate ao covid-19, a servidora MARINALVA SANTANA, que é responsável pela organização das pautas diárias e a orientação de toda a mesa diretora, foi homenageada. Em ato simbólico, representou todas as mulheres de Imperatriz em nome da Câmara Municipal e recebeu um arranjo de flores juntamente com o troféu que todos os anos é presenteado.

Na sequência as vereadoras Cláudia e Terezinha - as duas representantes femininas do parlamento municipal - foram também homenageadas com flores e troféus como grandes vencedoras. Mulheres que passaram pelo crivo popular e foram eleitas, levando a força e a representatividade feminina na política.

O presidente Alberto Sousa (PDT) destacou que as parlamentares além de vereadoras são mães, esposas, donas de casa, trabalhadoras, conselheiras e verdadeiras professoras na arte de se desdobrarem na labuta diária.

Foi enfatizado pelas duas, as conquistas alcançadas pelas mulheres no decorrer dos anos. Estas reforçaram a importância da mulher na sociedade, agradeceram o reconhecimento e o respeito dos demais vereadores, por serem somente duas mulheres na Casa e pediram mais atenção e conscientização sobre temas importantes como assédio, violência doméstica e feminicídio.

Os demais vereadores também proferiram mensagens a todas as mulheres de Imperatriz, parabenizando mães, esposas, filhas, amigas, e as imperatrizenses em geral, que a cada dia transformam a sociedade em que vivem.

COMENDA ALVINA VIEIRA FORTALEZA

Este ano, devido a pandemia, não foi possível a realização da entrega de Comenda Alvina Fortaleza. Esta foi criada em 2015, através de projeto de autoria do ex-presidente José Carlos Soares, para homenagear mulheres de todas as classes sociais que se destacam por sua liderança na comunidade, atuação profissional e serviços prestados à sociedade local. Estas são indicadas pelos 21 vereadores numa grande solenidade, que neste ano atípico, não aconteceu.

Alvina Fortaleza foi a primeira mulher a assumir a presidência do Poder Legislativo Municipal, seu mandato foi entre os anos de 1974 a 1975.

O presidente Alberto Sousa destacou que:

“Não podíamos deixar passar em branco esta data, mas visando preservar a saúde de todos, valorizando a vida e seguindo as orientações das autoridades de saúde, por prudência, optamos por não realizar a entrega, que é seguida de uma grande festa e geraria aglomerações. Em breve com fé em Deus retornaremos e será feito algo de acordo com o que as mulheres realmente merecem”, explicou.

• 20/03/2021
  • Fábio Barbosa