Câmara outorga o Título de Cidadão Imperatrizense para o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Eduardo Nicolau

.

Em Sessão Solene realizada nesta manhã de terça-feira (22), foi outorgado o Título de Cidadão Imperatrizense, ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Excelentíssimo Senhor Dr. Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados em nossa sociedade em manter o Ministério Público empenhado em cumprir a sua missão de acordo com a Constituição e as demais leis brasileiras, com o enfoque nos valores humanos.

Ao dar boas-vindas aos presentes e cumprimentar o homenageado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Sousa, destacou que o chefe do MPMA contribuiu muito com a cidade de Imperatriz e com a história recente do Legislativo municipal. “Quando encontramos o MP de portas abertas para unir forças, com boa fé, e tratarmos de demandas desta casa de leis. Os poderes e instituições são independentes e harmônicos. Imperatriz agradece o trabalho que o senhor tem feito.”

De iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal através do Projeto de Decreto Legislativo (Nº18/2022), e aprovado por unanimidade, o presidente da casa ao lado dos colegas da mesa, Zesiel Ribeiro-PSDB (1º Vice), Rubinho Lima-PTB (2º Vice), Cláudia Batista-PTB (1ª Sec) e Antônio Pimentel-DEM (2º Sec) entregaram a honraria na presença de autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Em sua fala, Eduardo Nicolau agradeceu a Câmara Municipal de Imperatriz e aos vereadores que votaram a favor da homenagem e, em especial, aos vereadores da mesa diretora. O chefe do MPMA destacou que ingressou na instituição há mais de 40 anos, ao longo dos quais vem trabalhando para assegurar a defesa da sociedade, principalmente as mais vulneráveis.  “Assim, o título de cidadão imperatrizense tem um significado muito especial para mim, pois imagino que essa homenagem é dirigida, principalmente, ao Ministério Público do Estado do Maranhão”, declarou.

Momento solene que contou com as ilustres presenças: Promotora de Justiça Theresa Maria Muniz de La Iglesia (Chefe de Gabinete do PGJ), José Márcio Maia Alves (Diretor de Assuntos Institucionais), Promotor Carlos Henrique Brasil Teles de Meneses (Assessoria Especial da PGJ), Promotora Nahyma Ribeiro Abas (Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa), Promotor Ednarg Marques (Assessor Chefe do PGJ), Gilberto Câmara França Junior (Presidente da Associação Do Ministério Público Do Maranhão), Reinaldo Campos Castro Júnior (Vice-Presidente da AMPEM), Promotora Glauce Mara Malheiros (Gaeco Imperatriz), Promotora Raquel Duarte Sales (Coordenadora do Gaeco Imperatriz), Promotor Sandro Bíscaro (Promotor de Justiça de Imperatriz), Jadilson Promotor Cerqueira, Gilson Ramalho (Procurador), Capitão da Marinha Ariel Dantas de Souza, Comandante Izael Aguiar Chaves (Corpo de Bombeiros), João Borges Lira (Presidente da ACII), Carlos Lucena (ACII), Dr Afonso Danda (Presidente do SinRural), Dr. Bruno Guilherme (OAB Imperatriz), Dr. Fábio Hernandez (SINFRA), Eduardo Soares (SEGOV), Dra. Alessandra Belfort (Procuradora Geral do Município), Jonas Alves (AGEMSUL), Paulo Sergio (SEERT), Alex Silva (SEAMO), Paulinho Lobão (Fundação Cultural).

PERFIL

O Dr. Eduardo Nicolau ingressou na instituição em 1980. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Cândido Mendes, Pinheiro, Viana, Imperatriz e Codó, até chegar à capital.

Em 1992, foi promovido a procurador de Justiça. Além de corregedor-geral do MPMA, exerceu o cargo de subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos.

Foi eleito corregedor-geral do MPMA três vezes. A primeira, em 2005; a segunda, em 2017; e a terceira, em 2019.

Em 2020 assume a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão para biênio e sendo reeleito e reconduzido ao cargo novamente em 2022.

Assista à Sessão Solene em nosso Canal no Youtube:

Link 01: https://youtu.be/LjGfwanEhYU

Link 02: https://youtu.be/TtaJSQ8G79A