6º Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (19), a 6ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura. Os parlamentares discutiram e votaram matérias de interesse público voltadas à infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, esporte, cultura e valorização histórica.

Na Ordem do Dia, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 35/2025, de autoria do vereador Alcemir Costa (MDB), que dispõe sobre o resgate histórico e cultural de Imperatriz, reconhecendo e valorizando a diversidade e as contribuições de grupos sociais na luta por direitos civis e cidadania. Também foram aprovados dois Projetos de Decreto Legislativo: o nº 18/2025, de autoria da vereadora Raymara Lima (PSD), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao sr. Gabriel Costa Porto, e o nº 21/2025, do vereador Rodrigo Brasmar (PSB), concedendo a honraria ao sr. Aluísio Guimarães Mendes Filho.

Durante a sessão, os vereadores apresentaram diversas indicações voltadas à melhoria dos serviços públicos municipais. O vereador Mesaac Cirqueira (Podemos) solicitou a pavimentação asfáltica ou bloqueteamento, com drenagem profunda, meios-fios e sarjetas, das ruas 03, 05 e 07, no bairro Zenira, região da Grande Vila Cafeteira. Já o vereador Manchinha (MDB) indicou parceria entre os entes municipal, estadual e federal para a recuperação das ruas Iracema e Santo Cristo, no bairro Nova Imperatriz.

O vereador Francisco Messias (PDT) sugeriu a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos em diversas áreas da administração municipal. O vereador Jhony Pan (PSD), por sua vez, pediu a pavimentação da Rua Ferreira, no Jardim Viana.

Na área da saúde, a vereadora Raymara Lima (PSD) solicitou a criação de uma base do SAMU no povoado Lagoa Verde, enquanto o vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB) propôs a implantação de uma Clínica TEA12+ em Imperatriz. A vereadora Terezinha Soares (Podemos) pediu a recuperação e pavimentação da Rua Projetada A, no bairro Vila Redenção I.

Outras demandas também foram apresentadas, como o mutirão de limpeza nos bairros Parques Planalto I e II, solicitado pelo vereador Aurélio Gomes (PSD); estudos para implantação de uma rotatória semaforizada no bairro Entroncamento, de autoria do vereador Berson Posto Buriti (PP); e a instalação de iluminação, limpeza e manutenção de bueiros no Parque do Buriti, indicada pelo vereador Whalassy Oliveira (PT). Em conjunto, 21 vereadores subscreveram a Indicação nº 702/2025, cobrando da Prefeitura e da Caema a adoção de medidas urgentes para solucionar o problema de desabastecimento de água no bairro Dom Afonso Felipe Gregory.

Também foram apresentadas proposições voltadas ao trânsito e mobilidade, como a implantação de áreas específicas para carga e descarga na Rua João Lisboa, no Centro, indicada pelo vereador Alberto Sousa (PDT); e a criação de sinalização adequada no perímetro urbano. Na área cultural e esportiva, o vereador Rodrigo Brasmar (PSB) pediu a criação de um programa de incentivo às bandas de fanfarras escolares, por fim o vereador Júnior Gama (PSC) solicitou parceria para instalação de um poço artesiano no bairro Vila Vitória.


  • 19/08/2025
  • Huerbert Dias
  • Kelly Cristina