37ª Sessão Ordinária do 1º semestre de 2023

.

A Câmara Municipal de Imperatriz, nesta manhã de terça-feira (06), teve a sessão iniciada e conduzida pelo presidente e vereador Alberto Sousa (PDT), que junto aos membros da mesa diretora, concederam o uso da Tribuna Popular para a jornalista Solanda Steckelberg sobre o Centro Cultural Tatajuba, uma organização sem fins lucrativos voltada principalmente para formação, capacitação e geração de renda com apoio de parcerias, que proporciona oportunidades as crianças, jovens e adultos, além de ser uma vitrine das tradições Maranhenses. A propositura foi do vereador Bebé Taxista (Avante).

O Centro Cultural Tatajuba iniciou suas atividades em 2022 no município de Imperatriz, mas desde 2015 a ideia já começava e os preparativos para unir a diversidade artística cultural existente na região em um só lugar.  Mais de 60 pessoas trabalharam na coordenação e manutenção das atividades e mais de 6 mil alunos participaram de cursos de culinária, aulas de danças, oficinas de teatro, artesanato, marketing digital, tudo de forma gratuita. Nesta oportunidade estiveram presentes o Prof. de Dança de Salão, Alberto Wesker, Profª. Djane Monteiro (coordenadora pedagógica), Tom Neves (Artista Plástico) e Elson Araújo (jornalista e advogado).

Em sequência, a Tribuna Popular foi cedida para o Sr. Jonas Costa, presidente do Sindicato dos Vigilantes da Região Tocantina, para falar sobre as demissões realizadas pelo Estado, que de acordo com a instituição, os vigilantes têm o preparo para garantir a segurança do patrimônio e integridade física das pessoas, sendo regulamentada pela Lei 7.102/93.

Ao final da Sessão, o presidente Alberto Sousa (PDT), convidou os vereadores para momento solene de inauguração de duas novas salas, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores.  Resultante da continuação e empenho da gestão do presidente da Câmara, que desde o primeiro mandato (biênio 2021-2022), realizou melhorias no acesso à informação para todas as classes sociais com a implantação de tecnologia nas transmissões on-line das sessões, pregão eletrônico, criou e equipou as comissões de controle interno, implantação de sistema fotovoltaico, entre outras melhorias realizadas com muito trabalho e colaboração harmônica de todos os setores visando principalmente a transparência em todas as suas ações.

As indicações foram apresentadas, discutidas e aprovadas na seguinte ordem:

• Nº 292/2023, de autoria do vereador Berson do Posto Buriti (SDD), para pavimentação asfáltica com drenagem, meios-fios, sarjetas ou bloqueteamento e piçarramento das ruas RC, Bom Jesus, Dom João, Padre Cicero, B e Guarapari, todas localizadas no Bairro Leandra. Ressalta-se que foi aprovada a Indicação de nº 59, em 25.02.2021, do vereador Carlos Hermes (PC do B), com o mesmo pedido para as Ruas Padre Cicero, Bom Jesus e RC;
  • N° 295/2023, do vereador Rubinho Lima (PTB), para bloqueteamento das vias de pedestres entre as Ruas D a I, no bairro Conjunto Vitória;
  • N° 296/2023, da vereadora Claudia Batista (PTB), para recuperação asfáltica da Avenida Liberdade e Rua Clemente de Moraes, no Bairro Alto Bonito;
  • N° 297/2023, do vereador Aurélio Gomes (PT), aos governos estadual e municipal para realização de parceria para a pavimentação asfáltica e recapeamento da Rua João Palmeiras, em toda a sua extensão, no Bairro Vila Nova. Ressalta-se que foi aprovada a Indicação de nº 83, em 23.02.2022, de autoria em conjunto com Adhemar Freitas Jr. (SDD), Bebé Taxista (Avante) e Wanderson Manchinha (PSB), com o mesmo pedido.
  • Nº 299/2023, do vereador Carlos Hermes (PC do B), para recuperação asfáltica da Av. Silvino Santos, no perímetro entre a Av. Newton Belo e a Rodovia BR-010. Ressalta-se que foi aprovada a Indicação de nº 32, em 09.02.2022, de autoria do vereador Bebé Taxista (Avante), com o mesmo pedido.

Para Ordem do Dia, foram aprovadas:

• Lei Ordinária nº 8/2023, da vereadora Claudia Batista (PTB), que "Reconhece como de utilidade pública a Comunidade Terapêutica Casa do Pai e dá outras providências";
  • Decreto Legislativo nº 16/2023, do vereador Fidelis Uchoa (PRB), que concede a Medalha do Mérito Legislativo - Barão de Coroatá ao Sr. Antônio Soares de Sousa Filho.

Assista a Sessão Ordinária em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rtYgCleb-OI

• 06/06/2023 13:18:00
  • Ingrid Chaves