28ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Confira as matérias votadas e aprovadas na sessão desta manhã

Na manhã desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Imperatriz deu início a mais uma sessão ordinária com temas e debates essenciais para o desenvolvimento social e econômico da cidade. As matérias discutidas destacaram diferentes áreas, como infraestrutura, saúde, educação e valorização dos profissionais do serviço público.


No início da sessão, foram encaminhados às comissões competentes o Veto Parcial nº 3/2025, de autoria do Poder Executivo, com mensagem de veto parcial à Lei Ordinária nº 2.049/2024, oriunda do Projeto de Lei Ordinária nº 12/2023, também de autoria do Executivo.


Foi ainda encaminhado o Projeto de Lei Ordinária nº 98/2025, de autoria do vereador Berson do Posto Buriti (PP), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Imperatriz o “Aniversário do Residencial Canto da Serra”, a ser comemorado no dia 6 de outubro.


Também de autoria do mesmo vereador, o Projeto de Lei Ordinária nº 99/2025 institui no Calendário Oficial de Eventos o “Aniversário do Grande Bacuri”, celebrado no dia 11 de julho. Além disso, o Projeto de Resolução nº 12/2025, de autoria do vereador Whallassy Oliveira (PT), cria o Banco de Ideias Legislativas no portal da Câmara Municipal de Imperatriz, permitindo que qualquer cidadão apresente sugestões de proposições legislativas, alterações ou revogações de normas. O projeto também detalha a tramitação das ideias e outras formas de participação popular, nos termos da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara.


Durante as discussões das indicações, foram apresentadas proposições voltadas às áreas de infraestrutura, lazer, segurança, valorização dos servidores públicos e saúde. Na infraestrutura, o vereador Francisco Messias (PDT) solicitou, com a máxima urgência, o serviço de empiçarramento da Estrada São João, também conhecida como Rua do Campo, localizada no bairro Lagoinha.


O vereador Whallassy Oliveira (PT) indicou ao Gestor Municipal e ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a elaboração e execução de um projeto de arborização urbana no bairro Canto da Serra, compreendendo o plantio de espécies adequadas ao clima local, com prioridade para vias públicas, praças e áreas de convivência.


Na mesma linha, o vereador Alberto Sousa (PDT) indicou ao Gestor Municipal e ao Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos o bloqueteamento com meios-fios e sarjetas da Rua Coelho Neto, entre as Ruas Itaúna e Deodoro Teles, localizada no bairro Parque Alvorada.


Ainda na área de infraestrutura, o vereador Jhony Pan (PSD) apresentou indicação solicitando parceria entre os governos federal, estadual e municipal para a pavimentação ou bloqueteamento da Rua Verde Amazonas, em toda a sua extensão, no bairro Parque Amazonas. A vereadora Jorgiana da Boca da Mata (PL) solicitou a recuperação asfáltica ou bloqueteamento, com meios-fios e drenagem superficial, das Ruas 14 e 15, no bairro Parque São José.


Na segurança viária, o vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) indicou a aquisição e disponibilização de um quadriciclo para uso da Guarda Municipal de Imperatriz, com o objetivo de intensificar as ações de ostensividade e patrulhamento preventivo, especialmente na Avenida Beira Rio e em outros pontos estratégicos da cidade.


O vereador Sargento Adriano (Republicanos) solicitou à gestão municipal a revitalização da quadra esportiva localizada na Rua 3, no Conjunto Vale do Rio Doce, bairro Bacuri, incluindo reconstrução do piso, construção de arquibancada, instalação de alambrado e sistema de iluminação.


Na área da saúde, a vereadora Rosângela Curado (PL) indicou ao Gestor Municipal o envio ao Legislativo de um projeto de lei criando a Superintendência de Saúde Mental no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, conforme anteprojeto anexo.


Encerrando as indicações, o vereador Wanderson Manchinha (MDB) propôs a criação de um programa de distribuição do medicamento Mounjaro, destinado ao tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, devidamente diagnosticados e acompanhados pelas unidades de saúde do município. Já o vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB) indicou a realização de um estudo de viabilidade para revisão e reajuste salarial dos profissionais cuidadores que atuam em Imperatriz.


Na ordem do dia, o Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2025, de autoria do vereador Wanderson Manchinha (MDB), concede a Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá ao senhor Abel Gabriel Gonçalves Júnior. Do mesmo autor, o Projeto de Decreto Legislativo nº 35/2025 outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao senhor Ivaldo Correia Prado Filho.


Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 80/2025, de autoria dos vereadores Francisco Messias (PDT), Alcemir Costa (Podemos), Jhony Pan (PSD) e Fidelis Uchoa (Agir), que denomina como "Escola Municipal Professora Dolores Carvalho Santos" a unidade de ensino municipal localizada no Bairro Vila Redenção II, em Imperatriz (MA).

 


  • 22/10/2025
  • Huerbert Dias
  • Wallisson Santos